Projeto Semeando Campeões é contemplado com doações dos Emirados Árabes Unidos

O Projeto Semeando Campeões (PSC), de Campo Mourão, foi um dos selecionados para participar da iniciativa de apoio ao jiu-jitsu, promovida pela Fundação Khalifa Zayed Nahyan, em parceria com a Palm Sports, com intermediação da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Brasília. A entidade mourãoense recebeu 60 metros quadrados de tatame nesta semana.

A iniciativa dos Emirados tem como intuito doar, além de tatames, quimonos e cestas básicas para diferentes projetos sociais de jiu-jitsu, como forma de apoiar o esporte. “Temos certeza de que essas doações serão uma contribuição valiosa para continuar promovendo o jiu-jitsu como ferramenta de inclusão e transformação social”, expressou Saeed Alshehhi, da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Brasília, em carta formalizando a doação aos centros de treinamento selecionados.

Os responsáveis pelo projeto social mourãoense agradeceram a ação de solidariedade. “Essa ajuda veio para fortalecer ainda mais o nosso projeto e garantir que mais crianças e jovens tenham um espaço adequado para treinar e se desenvolver. Que esse gesto inspire ainda mais solidariedade e apoio a iniciativas como a nossa”, disseram.

Semeando Campeões

O PSC é um projeto social que teve início em Campo Mourão no ano de 2018. As aulas iniciaram com jiu-jitsu brasileiro voltadas a alunos de 8 a 14 anos, nas dependências da Escola Municipal Monteiro Lobato. Em 2019, foi realizada a primeira copa kids do projeto.

A partir de 2021, as aulas passaram a ser realizadas na Primeira Igreja Batista, sendo que a iniciativa também recebe o apoio da instituição religiosa para se manter ativa. Em 2022, o Centro de Treinamento (CT) do Jardim Lar Paraná também passou a atender alguns alunos moradores daquela região.

Atualmente, os treinadores Ricardo Batista e Dionata Benedito, ambos faixa preta, realizam aulas para três turmas. Uma delas treina no CT Lar Paraná, que conta com 16 alunos e aulas nas segundas e quartas-feiras. As outras duas turmas, com 25 alunos, treinam no CT Centro, uma voltada para crianças de 8 a 10 anos, outra para jovens de 11 a 14 anos.

Ações em 2024

Em 2024, a iniciativa em Campo Mourão teve diversas conquistas e realizações. Logo no primeiro mês do ano, teve a incorporação efetiva do Projeto Social Brothers Jiu-Jitsu de Iretama ao PSC, sendo renomeado como PSC Iretama. No mês seguinte, foram realizadas as graduações da equipe infantil, CTs Lar Paraná e Centro.

De lá para cá, os atletas do projeto participaram de diversos campeonatos em diferentes localidades, destacando-se em todos os eventos e levando o jiu-jitsu mourãoense para diferentes regiões. Para se ter ideia, os competidores somaram juntos 171 medalhas somente neste ano, sendo 64 de ouro, 48 de prata e 59 de bronze. No ano passado, no total, foram 141 medalhas recebidas.

Entre os torneios que os atletas participaram em 2024, estão VI Copa Champions de Jiu Jitsu em Maringá, Copa da Amizade 2024 em Umuarama, Campeonato Paranaense de Judô – Circuito Paranaense – e Torneio Regional de Judô, ambos em Campo Mourão e 70º jogos escolares do Paraná, para citar alguns.

Além disso, os professores dos atletas, Ricardo Batista e Dionata Benedito, também ministraram instruções de defesa pessoal e uso de tonfa para alunos do curso de Jovem Aprendiz do Senac e atiradores do TG 05-19 locais. Ações solidárias também marcaram o ano do PSC. Elas incluíram “Treinão Especial de Páscoa”, com as equipes do Lar Paraná e Centro no CT Centro (Primeira Igreja Batista), com distribuição de ovos de chocolate aos participantes.

“Treinão Solidário” voltado à arrecadação de materiais de higiene para as vítimas das enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sol a partir de maio também foi realizado pela entidade, em parceria com outros CTs do município. Aulas no CT Asa Leste também foram iniciadas, sob coordenação da instrutora Neia, que é faixa marrom.

A modalidade de wrestling também foi consolidada no projeto, com participações em campeonatos, com vitórias e destaques garantidos. Inclusive, recentemente, em novembro, o professor Ricardo Batista, juntamente com os instrutores Dionata Benedito e Ricardo Filho, ministraram um Seminário Técnico sobre Wrestling em Iretama, para a equipe do PSC do município, iniciando, assim, mais uma fase do projeto no local também. Um dos momentos mais esperados do ano foi a V Copa Kids Semeando Campeões, em Campo Mourão, que aconteceu no início de dezembro, encerrando as atividades do ano.

Serviço

Para conhecer mais o projeto, os interessados podem entrar em contato por WhatsApp: (44) 99813-0695, assim como acompanhar as publicações no Instagram @semeando.campeoes