Nova Iorque e Lisboa, dois grandes destinos internacionais
Hoje iremos falar aqui sobre duas das cidades mais belas e incríveis do mundo, perfeitas para aqueles na procura de destinos internacionais para suas próximas férias. Elas são Lisboa e Nova Iorque, ambas lindas quanto diferentes: a primeira, uma cidade antiga do velho continente, a segunda, o exemplo perfeito do capitalismo e das grandes cidades americanas.
Independentemente de qual seja sua escolha, as duas oferecem tudo o que é preciso para passar umas férias inesquecíveis.
Lisboa
Vamos começar por Lisboa, a capital de Portugal e sua cidade mais populosa. É uma cidade muito antiga (passaram-se mais de mil anos desde sua criação!), e, portanto, com uma história muito rica.
Um exemplo dessa história pode ser percebido nas ruas e na arquitetura. A cidade tem prédios de diversas tradições arquitetônicas que, ao longo dos séculos, foram se fusionando e criando uma paisagem espetacular.
Lisboa tem inclusive dois edifícios que foram designados pela UNESCO como Sítios do Patrimônio Mundial: o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém.
Um fato interessante sobre esta cidade é que ela tem uma forte comunidade brasileira. Existem cerca de 20.000 brasileiros morando lá (o maior número de migrantes em Lisboa). Além disso, Lisboa possui laços fortes com três cidades brasileiras: Salvador, Rio de Janeiro e Fortaleza.
O que fazer em Lisboa?
Lisboa é uma cidade que oferece uma ampla gama de atividades para seus turistas. Desde explorar sua história e cultura nos muitos museus e centros históricos, até curtir da movimentada vida noturna em alguns dos melhores bares e clubes da Europa.
Em relação a essa última questão, o distrito de Bairro Alto é onde pode ser encontrado o maior número de restaurantes e discotecas famosas de toda a cidade. Isto torna essa área particularmente popular entre os mais jovens. A área é também o lar da Avenida da Liberdade, que concentra as lojas de luxo nacionais e internacionais.
Como mencionado anteriormente, Lisboa possui dois lugares que ganharam o título de Patrimônio Mundial, que também são pontos turísticos imperdíveis e obrigatório para os amantes da arquitetura.
O primeiro deles é o Mosteiro dos Jerónimos de Belém, uma gigantesca igreja gótica. A entrada do Mosteiro possui mais de trinta metros, com um design em pedra muito bem elaborado. Além disso, abriga tanto o Museu Nacional de Arqueologia quanto o Museu Marítimo.
Outra atração do Mosteiro dos Jerónimos é que abriga os restos mortais de várias importantes figuras portuguesas. Entre elas estão Fernando Pessoa e Luís de Camões, considerado o maior poeta da língua portuguesa.
Além do Mosteiro, outro local considerado patrimônio cultural em Lisboa é a Torre de Belém. Com mais de quinhentos anos de antiguidade, é um dos símbolos mais importantes da Era europeia da Descoberta.
Além da arquitetura, aqueles que procuram aproveitar um pouco da natureza não devem perder a visita ao Parque Florestal de Monsanto. O Parque possui mais de dez quilômetros de floresta europeia perfeitamente preservada, com uma localização muito conveniente, bem próxima à cidade.
Cidade de Nova Iorque
Nova Iorque quase que não precisa de apresentação! Com seus oito milhões e meio de habitantes e mais de treze milhões de visitantes anuais, é certamente uma das principais cidades turísticas do mundo.
A cidade que nunca dorme supera todas as expectativas. Em Nova Iorque podemos encontrar uma cultura de vanguarda, uma movimentada vida noturna e algumas das peças arquitetônicas mais modernas e inovadoras do mundo.
Por outro lado, sua gastronomia é como uma fusão das culinárias mais destacadas do mundo, com restaurantes que oferecem opções de quase todas as culturas.
Em um simples artigo, é impossível mencionar tudo o que Nova Iorque tem a oferecer. Por isso, iremos nos limitar a dar uma visão geral das suas principais atrações.
O que fazer em Nova Iorque?
Os amantes do teatro não poderão evitar uma visita à Broadway. Considerado por muitos como a capital do teatro, a área abriga as melhores ofertas teatrais da cidade e do país inteiro (alguns até se aventuram a dizer que do mundo todo!).
Todos os dias, inovações teatrais são apresentadas em Broadway, bem como peças clássicas que têm atraído milhares de espectadores durante décadas.
Outra das partes mais visitadas de Nova Iorque é a famosa Quinta Avenida. Localizada no coração de Manhattan, esta é talvez a rua mais famosa e reconhecível do mundo tudo. Aqui podem ser encontradas mansões históricas e as lojas de roupas mais exclusivas do mundo. Em ocasiões especiais, grandes desfiles reúnem milhares de pessoas à Quinta Avenida, formando alguns dos eventos públicos mais concorridos do país.
A cidade também é conhecida por abrigar alguns dos museus mais famosos e completos do planeta, como o MoMA, o Museu Metropolitano de Arte e o Museu Americano de História Natural.
Uma visita a Nova York não estaria completa sem uma viagem à Ilha da Liberdade, lar da imponente Estátua da Liberdade. Este monumento gigantesco, de quase 100 metros de altura, é um dos ícones indiscutível da cidade e mais reconhecíveis no mundo afora.
Quando é a melhor época para visitar as duas cidades?
Embora qualquer momento seja bom para sair de férias, existem épocas específicas nas quais as duas cidades oferecem uma melhor experiencia para quem as visita.
No caso de Nova Iorque, a primavera e o outono são considerados as melhores estações para aproveitar ao máximo a cidade. Embora esteja sempre lotada de turistas, nessa época está um pouco mais tranquila.
Por outro lado, para aqueles que pretendem viajar para Lisboa existem principalmente duas opções. A época de maior movimentação acontece entre os meses de maio e agosto, que é quando chega o verão e junto com ele um grande número de turistas internacionais.
Por outro lado, aqueles que procuram uma experiência mais tranquila, os períodos de março a maio e de setembro a outubro são ideais. Nessa época, a cidade tem muitos menos turistas do que na alta temporada, e é quando os preços de voos e hospedagem são mais baixos, mas a cidade ainda possui um clima cálido.