45 pacientes já passaram pela UTI-Covid da Santa Casa desde o início da pandemia

A Santa Casa de Campo Mourão divulgou no início da noite desta quarta-feira (8), alguns números referentes à pandemia de coronavírus (Covid-19). De acordo com a superintendente do hospital, Lucineia Scheffer, desde o início da pandemia, no dia 19 de março, até o dia 4 deste mês, 45 pacientes já foram internados em leitos de UTI-Covid neste período. “Alguns ficaram até 30 dias internados”, falou.  Atualmente, a UTI está com 9 pessoas internadas. 

De acordo com Lucineia, do total de internamentos, 12 pacientes tiveram alta e 11 evoluíram para óbito por Covid. Além disso, 4 foram transferidos para outros hospitais e 6 casos que estavam na UTI deram negativos para Covid, sendo os pacientes removidos para leitos de enfermaria. Dos 45 internados na UTI-Covid, 26 são homens e 19 mulheres. Os números são referentes a toda a Comcam.  

Já na enfermaria, o total de internados desde o início da pandemia soma 98 (50 homens e 48 mulheres), atualmente está com 8. “O número é crescente, na medida que sai um entra outro. É uma rotatividade incrível”, falou Lucineia. Ela informou que do total de pacientes atendidos na enfermaria 72 tiveram alta e dois acabaram morrendo. Atualmente 9 pacientes continuam internados na enfermaria. 

Exames

O volume de exames de tomografia também surpreende. Em média 25 a 35 pacientes fazem o exame diariamente. Já são mais de 1,8 mil exames de tomografia feitas desde o início da pandemia. O aparelho utilizado no hospital é o único que atende Campo Mourão e toda a Comcam. Lucineia informou que o hospital vai adquirir um novo aparelho. A expectativa é que a compra seja feita em até 30 dias.  “Precisamos que a população leve a sério o que está acontecendo. Os números são assustadores. Se conscientizem”, pediu Lucineia. 

UPA

O secretário de Saúde de Campo Mourão, Sérgio Henrique Santos, também apresentou alguns números referentes a atendimentos de casos de coronavírus.  Segundo ele, mais de 4 mil pessoas já passaram pela UPA 24 Horas desde o início da pandemia com sintomas característicos de coronavírus. Só em junho foram 1,9 mil pessoas. Já nestes primeiros dias de julho, já são mais de 1 mil. A unidade já realizou também 879 testes de Swab e mais e 600 testes rápidos.  “São números expressivos. O atendimento tem sido feito de uma forma muito eficaz pelos nossos servidores que estão na linha de frente”, falou Santos, ao comentar que o momento é ‘extremamente preocupante’, devido o aumento de casos da doença e mortes pelo vírus. 

Boletim Coronavírus

Campo Mourão registrou nesta quarta-feira (8) 6 novos casos de coronavírus, aumentando para 407 as confirmações (285 oficiais e 122 não oficiais). As mortes em decorrência da doença infeciosa somam 8. As vítimas têm entre 32 a 84 anos de idade. A cidade tem ainda mais 102 casos suspeitos, 366 monitorados, e 300 curados da doença.