Baixa cobertura vacinal contra pólio na Comcam preocupa Saúde

A vacinação contra poliomielite e multivacinação chegou nesta quinta-feira (15) na metade da campanha com apenas 32,58% do público alvo imunizado, segundo balanço da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão repassado à TRIBUNA. A Regional abrange os 25 municípios da Comcam.

De acordo com os dados, das 17.146 crianças (faixa etária entre 12 meses a menores de 5 anos) apenas 5.587 foram vacinadas até essa quarta-feira (14). A meta da Regional é vacinar 95% do público alvo. A campanha foi aberta no dia 28 de setembro e encerra no dia 30 deste mês. No sábado (17), será realizado o “Dia D” de vacinação.

Os números indicam que a cobertura vacinal está bastante baixa na região. Em alguns municípios a imunização não atingiu nem 10% do público alvo nesta campanha. Os menores índices de imunização na região são registrados em Campo Mourão (9,25%); Altamira do Paraná (19,3%); Campina da Lagoa (24,27%); e Nova Cantu (30,22).

A cidade com a maior cobertura vacinal até ontem era Corumbataí do Sul: 78,49%. Ou seja, das 186 crianças que devem se vacinar no município, 146 já tinham sido imunizadas até essa quarta-feira. Veja abaixo a tabela completa com o índice de vacinação por município.

O chefe da 11ª Regional da Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, ressaltou a importância de os pais levarem seus filhos para vacinar. Ele faz um apelo à população, especialmente ao público alvo da campanha, para que procure os postos de saúde e se vacine. “É obrigação da população procurar a vacina”, ressaltou, ao lembrar que junto a imunização contra pólio acontece também a campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente menores de 15 anos de idade.

Siqueira alerta que somente com a vacinação a população estará protegida de várias doenças preveníveis, como o sarampo, poliomielite, febre amarela, entre outras. Segundo ele, todos os municípios da região estão abastecidos com doses da vacina. “Estamos a todo momento reforçando aos municípios a importância da intensificação da vacina fazendo a busca ativa do público alvo. A baixa cobertura vacinal contra poliomielite é preocupante na Comcam”, afirmou.

Segundo Siqueira, nesta época do ano, a vacina deveria ter alcançado no mínimo 70% do público alvo. No entanto, em alguns municípios não alcançou nem 50%. Ele ressaltou que para que a vacinação seja efetiva é preciso atingir a cobertura vacinal de 95% do público alvo. A vacina utilizada na campanha é a oral, com duas gotinhas para cada criança.

A campanha de multivacinação oferta 14 tipos de vacinas para crianças e adolescentes. A estratégia consiste em oportunizar um único momento para que as famílias possam estar imunizadas. Há vacinas contra o sarampo, meningite, rubéola, caxumba,  difteria, tétano, pneumonia e diarreia, entre outras. São doenças graves que provocam mortes de crianças e que podem ser evitadas. 

Paraná

O Paraná tem cerca de 583.962 crianças na faixa etária entre 12 meses a menores de 5 anos que devem ser imunizadas. Segundo a chefe do programa estadual de Imunização, Vera Rita da Maia, neste momento de pandemia é importante a crianças estarem imunizadas. “Podemos evitar várias doenças e óbitos provocados pela infecção viral”, destacou Vera Rita.

Segundo ela, os índices de cobertura vacinal caíram em todo país nos últimos anos, o sarampo por exemplo, que estava erradicado voltou a registrar casos em 2019. “Já controlamos o surto; mas ele pode voltar como o surto de outras doenças também. A saúde das crianças não pode esperar e por isso reforçamos a orientação aos pais que levem os filhos aos postos de vacinação”, alertou Vera Rita.