Battilani foi uma referência política e exemplo de ser humano, dizem autoridades

A morte do vereador Edson Battilani, 64, na madrugada desta quarta-feira (9), pelo novo coronavírus (Covid-19), causou comoção e tristeza no meio político e na sociedade em geral. Ele estava internado no Hospital Paraná, em Maringá. Lideranças municipais, estaduais, e federais lamentaram a perda de Battilani. O prefeito Tauillo Tezelli (Cidadania) decretou luto oficial por três dias pela morte do vereador. “Era um político de referência. Um exemplo de ser humano”, disse emocionado o deputado federal, Rubens Bueno (Cidadania), que não conseguiu continuar a entrevista à TRIBUNA

Tauillo Tezelli também lamentou a perda. “Momento de grande tristeza ver um companheiro sendo levado por uma doença que a gente nem conhece direito e que está aí ceifando várias vidas. Perco um companheiro de mais de 30 anos, fiel como se fosse um irmão e de conduta exemplar. Campo Mourão deve muito a ele por inúmeras ações, tanto como secretário quanto como vereador”, comentou Tezelli.

Abalado, o deputado estadual Douglas Fabrício (Cidadania), disse ainda não acreditar na morte de Battilani. “Minha vida pública, comecei com o Battilani. Com ele aprendi muito. Era amigo, companheiro, uma pessoa franca e dedicada a servir as outras pessoas. Fazia política com a essência da palavra. Era um homem de bem, preparado, dedicado, comprometido com a causa pública, trabalhador, com suas atitudes e ações sempre ajudando a melhorar a vida das pessoas. Estou muito triste, mas muito triste mesmo. Perdi um amigo e peço a Deus que receba esse nosso amigo e dê a ele o melhor lugar, porque aqui conosco ele foi uma referência do bem”, resumiu Douglas. 

Bastante emocionado, o presidente do partido Cidadania em Campo Mourão, Francisco Pequito disse que Battilani era um amigo pessoal. “Uma perda que não tem como descrever. Era um exemplo de pessoa e político. Ele se preocupava com as pessoas e sempre lutou pela defesa do bem comum”, descreveu. 

A TRIBUNA ouviu também o presidente da Câmara Municipal, o vereador Olivino Custódio (PSD). Ele disse que a Câmara permanece fechada em luto coletivo e com as bandeiras a meio mastro. “Os vereadores todos lamentam. O Battilani era um grande colega um vereador de primeira linha. Sempre teve o respeito muito grande dos colegas”, lamentou. Olivino disse que faltam palavras para descrever Battilani. 

“Era um vereador atuante que contribuiu muito para Campo Mourão. Era municipalista e defendia o bem comum.  Vai deixar um grande vazio”, disse entristecido. Olivino também alertou a população para o risco do coronavírus. “É uma doença muito séria. A população tem que se cuidar. Estamos correndo risco a todo instante”, ressaltou.

Meio empresarial

A morte do vereador repercutiu também no meio empresarial. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), Ben-hur Berbet, divulgou uma nota de pesar. “A Acicam une-se as manifestações de profundo pesar pelo falecimento de Edson Battilani. Uma perda irreparável para todos. Enfim, para Campo Mourão. Sua presença foi constante nas reuniões e eventos da Acicam ao longo dos últimos anos, sempre buscando o melhor para Campo Mourão e sua gente. Como político, servidor público e cidadão, Edson Battlani contribuiu efetivamente com o desenvolvimento local e regional. Este é um dia triste na história de Campo Mourão”, manifestou a Associação. 

Sem velório

Seguindo o protocolo da Saúde, não haverá velório de Battilani. Ele será sepultado na parte da tarde no Cemitério Parque do Prever, na região do jardim Cidade Nova. Segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura, haverá uma carreata em homenagem ao vereador do Parque de Exposições Getúlio Ferrari até o local do sepultamento.

VEJA TAMBÉM

>> Claudinei Grella assumirá cadeira deixada por Battilani