Chuvas deixam destruição na área rural em Barbosa Ferraz

As chuvas que não dão trégua em toda a região estão causando vários transtornos aos municípios, principalmente na área rural. Na região da Comcam, Barbosa Ferraz é a cidade mais afetada até o momento. Várias pontes foram arrastadas pelas cheias de rios, e bueiros e estradas rurais  danificados, gerando transtornos aos produtores e prejuízos aos cofres públicos. 

De acordo com balanço preliminar repassado na manhã desta segunda-feira (1), à TRIBUNA, pelo prefeito Edenilson Miliossi (Cidadania), pelo menos quatro pontes na extensão do Rio Lontras e Rio Coquinho foram arrastadas pelas águas; três bueiros destruídos; e grande parte da malha viária rural danificada. 

“São mais de 20 dias de chuva ininterrupta, o que aumentou significativamente o nível de água de nossos rios. Estávamos precisando de chuvas, mas agora teremos que nos organizar para recuperar os estragos”, frisou o prefeito. A cidade registrou no mês de janeiro mais de 500 milímetros de chuva. “As cheias dos rios é uma das maiores da história do município”, informou o prefeito. 

Miliossi disse que para iniciar os reparos, a prefeitura aguarda o tempo firmar. “Por conta da umidade que é muito grande precisamos de pelo menos três dias de sol para iniciar os trabalhos emergenciais”, frisou. O gestor disse que praticamente todas as estradas rurais haviam sido recuperadas recentemente. “Agora vamos ter que refazer tudo novamente. Um prejuízo grande”, lamentou.

O prefeito comentou que a preocupação é com a colheita da soja que deve iniciar até o fim deste mês. “Até lá as estradas devem estar recuperadas para os produtores escoarem a produção”, afirmou. Miliossi disse que todo o trabalho de infraestrutura no município será focado neste momento na zona rural para recuperar os estragos o mais rápido possível. “De imediato vamos trabalhar com a recuperação das pontes e depois com recuperação das estradas”, disse. 

Ele acrescentou que solicitará ajuda ao Governo do Estado para a reconstrução das pontes.  “Vamos solicitar ao Departamento de Estradas e Rodagem o fornecimento de “kits pontes”, que são vigas de concreto  para o município fazer a instalação das pontes em alvenaria. Além de mais durabilidade, as pontes em concreto oferecem mais segurança e dificilmente rodam com as enchentes”, observou.