Empreendedorismo empolga estudantes de Administração

Estudantes do curso técnico em Administração Integrada do Colégio Estadual de Campo Mourão lotaram o auditório do colégio na manhã desta terça-feira (28) para conhecer a história de um empreendedor de sucesso da cidade. Empolgados, eles ouviram atentamente e fizeram vários questionamentos sobre o que contou o empresário Paulo Ferreira, que começou vendendo pizzas em casa e hoje tem quatro franquias de sua pizzaria.

Palestras com empreendedores fazem parte da proposta do curso, mas o convite ao empresário para falar do negócio foi uma iniciativa dos próprios alunos. Como quase todos conheciam a pizza dele, tivemos a ideia de convidá-lo e foi bastante interessante conhecer os desafios que enfrentou para chegar onde está, relata o estudante Bruno Pereira, que está no último ano do curso e foi quem teve a iniciativa do convite. Como estou terminando o curso queria também poder ajudar os que estão iniciando, justificou.

Segundo a coordenadora do curso, professora Suelita Matsumi Rodrigues, atualmente 170 alunos estão matriculados em cinco turmas no período da manhã. Palestras como essa fazem parte do diferencial do curso, para que os alunos possam ter noção do que acontece no mundo empresarial e a terem uma visão mais ampla do mercado, explicou a professora, ao enaltecer a participação de todos. 

Outro ponto essencial, segundo ela, é a integração da comunidade com o colégio, ajudando a formar futuros profissionais. O empreendedorismo é uma forma de ingressar ou voltar ao mercado de trabalho. Existem várias experiências de pessoas que justamente em momento de dificuldade tiveram criatividade para inovar e melhorar os negócios, observa. É o caso do empresário convidado, que ao perceber o desperdício das bordas da pizza, criou uma borda diferenciada no produto, que tem feito sucesso.

O diretor do colégio, Valdair da Silva, também reforçou a importância da integração que o curso proporciona com o setor produtivo. Estamos vendo resultados, com alunos bem preparados. Nos vestibulares esse grupo que fica mais tempo na escola é quem apresenta os melhores resultados, destacou. Segundo ele, o curso é viabilizado em parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e o Sebrae.