Estiagem obriga rodízio no fornecimento de água em Goioerê

A população de Goioerê tem sofrido com a falta de água tratada no município. A estiagem prolongada reduziu drasticamente a vazão dos seis poços que a Sanepar mantém para abastecer a cidade. Por isso, a solução, pelo menos temporária, tem sido fazer rodízio no fornecimento.

A cidade foi dividida em três regiões e uma vez por semana uma delas tem o fornecimento de água suspenso Na semana passada o período de corte foi das  6 às 18 horas. A partir desta quarta-feira (09) até sábado, o corte começou à meia noite e vai até às 23 horas. Segundo a Sanepar, na primeira semana, mesmo com rodízio, houve aumento no consumo.

“Goioerê foi onde tivemos o problema mais crítico com a estiagem. Os poços diminuíram muito a vazão e foram necessárias ações emergenciais para atender a população, mesmo assim com períodos de falta de água”, explicou a chefe regional da Sanepar, Araceli Pendiuk. Ela ressalta que no fim do ano passado foi adiantada uma interligação de um poço. No mês passado, foi interligado mais um poço existente em Jaracatiá. Porém, foi necessário quadruplicar a profundidade. 

A cada semana é realizada uma avaliação e são determinadas mudanças na escala de bairros. Dos 24 municípios da microrregião atendidos pela Sanepar, apenas Campo Mourão, Ubiratã e Campina da Lagoa são abastecidos por água de rios. As demais cidades dependem de poços artesianos, perfurados pela Sanepar para alcançar a água do subsolo.

A chefe da Sanepar alerta que a população deve usar a água com racionalidade. “Sabemos que com o período de calor chegando o consumo aumenta e enquanto as chuvas não retornarem nos índices considerados normais é preciso usar com moderação”, recomenda.