Homens são maioria das vítimas de Covid-19

Dos 42 óbitos por Coronavírus registrados pela Santa Casa de Campo Mourão até este sábado, 28 foram de homens e 14 de mulheres. Na Santa Casa de Goioerê morreram 11 pessoas (7 homens e 4 mulheres). Desde 19 de março até agora foram internados 285 pacientes na Santa Casa de Campo Mourão que positivaram para a doença. Desses, 76 passaram pela UTI-Covid. Foram 165 altas em Campo Mourão e 19 em Goioerê.

Os internamentos pela doença seguem a tendência de gênero. No boletim divulgado na sexta-feira, das 14 pessoas internadas na enfermaria, só três eram mulheres. “Ainda não temos um estudo sobre a razão disso, mas pelo que já se sabe sobre a contaminação pela doença, acho que podemos dizer que as mulheres estão se cuidando mais que os homens”, observa a diretora administrativa da Santa Casa, Lucineia Scheffer.

A vítima mais recente da Covid-19 foi um homem de 47 anos, morador de Campo Mourão. Ele ficou um mês internado na Santa Casa e morreu na manhã deste sábado (22). Nesta semana, além de Campo Mourão, registraram mortes também pela doença os municípios de Roncador, Corumbataí do Sul, Janiópolis, Quinta do Sol e Moreira Sales. A maioria dos óbitos são pessoas idosas, entre 70 e 85 anos, que já apresentavam outras comorbidades.

O protocolo do hospital, em caso de morte associada ao Covid-19, segue as recomendações do Ministério da Saúde. Segundo a diretora, quando o óbito é declarado, o primeiro passo é a comunicação interna com as pessoas estratégicas para ajudar a conduzir a notícia. “Entramos em contato com a família para que venha ao hospital, onde o médico assistente, com apoio da psicóloga e coordenação da enfermagem dá a notícia aos familiares”, explica. 

Ela acrescenta que é feito um gerenciamento para que a informação não seja externada antes da hora para preservar o momento fúnebre da família. “Após isso um membro  da família é convidado a entrar para reconhecimento do corpo para então dar andamento ao funeral. O paciente em óbito já sai do hospital na urna direto para o sepultamento, sem velório”, complementa.