Moradora de Luiziana morre de Covid-19 e cidade tem primeira morte pela doença

Morreu no início da tarde desta segunda-feira (18), uma senhora de 62 anos, moradora da cidade de Luiziana, de coronavírus (Covid-19).  Ela estava internada na “UTI-Covid” do Hospital Santa Casa de Campo Mourão desde a noite de quarta-feira (13). A cidade tem dois casos confirmados da doença. É a primeira morte pelo vírus no município e a 9ª na região da Comcam. 

Segundo informações repassadas pelo hospital, a paciente tinha outras comorbidades associadas como problemas cardíacos e pulmonares, diabetes e era hipertensa. Doenças que se agravaram com o vírus, levando a mulher a óbito.  

“É uma notícia muito triste, mas infelizmente uma realidade que estamos enfrentando”, comentou o prefeito de Luiziana, Mauro Slongo (PSD), à TRIBUNA. “Pedimos à população que acorde para o problema. A doença é muito perigosa”, alertou. 

Devido aos casos de coronavírus na cidade, Slongo voltou a fechar o comércio não essencial desde sábado (16) e instalou barreiras sanitárias a partir desta segunda-feira (18) para controlar o fluxo de pessoas que chegam à cidade. As medidas são para barrar a disseminação do vírus. “Não foram decisões fáceis de serem tomadas, mas não tivemos outra escolha”, falou. 

Além disso, estão autorizadas a utilizarem o transporte coletivo interurbano (circular) apenas pessoas que precisarem se deslocar para o trabalho.  “Pessoas do grupo de risco ou outras que não tiver motivo para sair serão barradas. Por favor respeitem”, pediu Slongo. Ele lembrou ainda do uso obrigatório de máscaras por toda a população na cidade.  

Luiziana está em estado de calamidade pública por conta da pandemia. Segundo o secretário de saúde, Edson Liss, a transmissão do Covid-19 já é comunitária no município. Isso acontece quando não é mais possível identificar a origem da infecção. Significa também que o vírus está circulando na comunidade, passando de morador para morador. 

ÓBITOS NA COMCAM
A Comcam tem até o momento 9 mortes por coronavírus, sendo 1 em Araruna (idoso de 81 anos); 4 em Campo Mourão (três homens de 56,59 e 72 anos e uma idosa de 84); 1 em Campina da Lagoa (homem de 42 anos), 1 Iretama (homem de 51 anos); 1 em Terra Boa (homem de 61 anos); e agora 1 em Luiziana, uma senhora de 62 anos. São 19 as cidades da região em estado de calamidade por conta da pandemia.