Obras prorroga até domingo prazo para reformas e construções no cemitério

A secretaria de Obras de Campo Mourão prorrogou até o próximo domingo (25), o prazo das obras e reformas em túmulos no cemitério municipal São Judas Tadeu, visando o Dia de Finados, no dia 2 de novembro. O último dia era até esta quinta-feira (22). 

A informação foi repassada pela administradora do cemitério, Janete Iori. Segundo ela, houve falta de alguns materiais de construção com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), prejudicando os serviços, o que levou o Obras a prorrogar o prazo. 

A expectativa é de grande movimentação no cemitério entre hoje até domingo com o prazo esticado. “Quem ainda não deixou tudo pronto deve se apressar para conseguir finalizar até domingo”, alertou Janete, ao comentar que o prazo para pinturas de túmulos, ornamentação e limpeza em geral continua até o dia 31 deste mês. 

Ela lembrou que no Dia de Finados é proibido qualquer tipo de serviço no interior do ‘campo santo’. Janete reforçou que os responsáveis pelas obras devem recolher os entulhos e restos de materiais ao fim dos trabalhos. Ao solicitar autorização para a obra o responsável já é orientado para esta responsabilidade. “Se houver necessidade de caçamba de entulhos cada um deve locar a sua”, disse Janete. 

Outra orientação é que a população evite vasos ou flores que acumulem água nos túmulos e retire as embalagens de plástico das flores para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Este ano, a prefeitura liberou 51 vagas ao comércio ambulante no espaço do estacionamento externo do cemitério. Nas barracas do comércio ambulante não é permitida a comercialização de bebidas alcoólicas, produtos eletrônicos ou flores que acumulam água. O proprietário de cada barraca deve recolher o lixo que produz.