Pedro ganhou a cirurgia. Campanhas agora devem destinar outras entidades

Após uma ampla campanha de solidariedade, antes, jamais vista em Campo Mourão, Ana Cláudia Aparecida Nunes, 32, conseguiu a cirurgia tão almejada do filho Pedro, de 14 anos. Ela travou uma luta incansável para tentar arrecadar pouco mais de R$ 328 mil. O dinheiro seria usado para o tratamento de um câncer do adolescente. Mas ontem, no final da tarde, veio a notícia. Uma médica de Curitiba, do Hospital Pequeno Príncipe, se comoveu com a história. E ofereceu a operação. 

Ana descobriu a doença do filho há três meses. Ele foi diagnosticado com sarcoma (câncer no osso). A doença está em estado bastante avançado. Todo úmero direito já está comprometido. Sensibilizada, a comunidade estendeu a mão, e passou a caminhar ao seu lado. Muitos empresários da cidade iniciaram campanhas para arrecadar dinheiro. E tudo corria bem. No entanto, depois da notícia, o que fazer?

Em consulta ao Ministério Público, o Bistrô Ana Empório, que prepara um prato – escondidinho solidário – para ajudar a família, foi informado a continuar a campanha. Principalmente, em virtude das doações já recebidas. Mas, agora, destinando os valores arrecadados ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Além de prestarem contas, vão colaborar com outras entidades carentes de Campo Mourão. O MP também sugere que as demais empresas que aderiram na ajuda ao Pedro, procurem o conselho.

Ana Cláudia é uma mulher simples. Mãe solteira, sempre trabalhou no pesado. Foi funcionária da Santa Casa, na lavanderia, por oito anos. Recentemente, era zeladora em uma clínica da cidade. Desde o início da doença, levantou R$ 190 mil. O valor será utilizado para o tratamento, remédios e viagens do filho. “Muitas pessoas estão me ligando e pedindo para eu repassar o dinheiro a elas. Dizem que têm filhos doentes. Mas elas têm que entender que o Pedro irá precisar do valor”, disse. 

Sobre as campanhas de empresários da cidade, ela ressalta não ter palavras para agradecer. “Foi muito bonito o que fizeram. Só tenho a agradecer. Espero que o dinheiro levantado possa ajudar outras pessoas que também necessitem”, explicou. Segundo ela, a luta do filho está apenas começando. E saber que a sociedade ainda é sensível a causas desta natureza, só fortalece a humanidade.  

Para a empresária Ana Paula Moraes Daleffe, do Ana Empório Bistrô, a campanha tinha um propósito bastante especial: ajudar o menino Pedro. No entanto, segundo ela, ainda existem diversos outros “Pedros”. “Felizmente ela conseguiu a cirurgia. Mas agora vamos destinar os recursos a outras entidades. E todas precisam”, disse. Ana Paula esclarece que teve apoio de outros empresários e principalmente, da população. “É nobre ver que as pessoas ainda são solidárias. Enquanto gente, temos que nos ajudar. Uns aos outros”. 

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mayara Aparecida da Silva, disse ficar feliz com a nova destinação do dinheiro. Ele será enviado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Esse dinheiro permanecerá para que instituições inscritas no conselho apresentem projetos sobre a forma que os valores serão aplicados”, afirmou.


Nota 

A assessoria de imprensa do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, explicou hoje que a cirurgia do menino Pedro, ainda não tem data marcada. A instituição também destacou que não se trata de uma doação, ou uma ação isolada. Trata-se de uma operação bancada pelo Sistema Único de Saúde. E, assim, sem custos à família.