Peabiru vai instalar câmeras de monitoramento em vários pontos

A prefeitura de Peabiru em parceria com o Conselho Municipal de Segurança (Conseg) e poder judiciário vai instalar um sistema de monitoramento com câmeras em vários pontos da cidade. O projeto já vem sendo discutido no município há alguns meses. O objetivo é garantir mais segurança ao município, que nos últimos meses vem sofrendo com a ação de bandidos, mesmo com a atuação das polícias Militar e Civil.

Colocamos técnicos da prefeitura à disposição do Conselho Segurança. Já foram feitas várias reuniões para discutir o assunto e vamos instalar várias câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade, afirmou o prefeito de Peabiru, Júlio Frare (PR), em entrevista à TRIBUNA.

De acordo com o prefeito, o sistema vai custar inicialmente R$ 80 mil fora as despesas de manutenção que ficará a cargo da prefeitura. O projeto já foi finalizado, o próximo passo será a licitação e aquisição dos equipamentos. Acredito que no máximo em 90 dias esteja em funcionamento, falou Frare.

O gestor afirmou que os locais onde serão instaladas as câmeras são pontos estratégicos definidos pela Polícia Militar (PM) e Polícia Civil. Segundo ele, a central será instalada na delegacia de polícia do município, que fará o monitoramento da cidade 24 horas por dia. A implantação do sistema vai somar ao trabalho das polícias em Peabiru, argumentou.

Frare comentou que as câmeras de monitoramento irão coibir os bandidos de agirem no município e aqueles que por acaso cometerem crimes, serão mais facilmente identificados. O meliante quando chega em um local e vê que tem câmeras ele já fica mais esperto e não vai querer agir. Será uma ajuda a mais para a nossa polícia que trabalha diariamente no combate a criminalidade, falou.

Conseg

O prefeito elogiou também a atuação do Conselho Municipal de Segurança em Peabiru. Segundo ele, o órgão está desempenhando um importante papel na comunidade. O presidente [José Mercer] é muito atuante e está correndo atrás mesmo de melhorais para a nossa segurança. Ele já visitou vários municípios que contam com sistema de câmeras para conhecer o funcionamento. Além, disso tudo que ele vê de bom lá fora está buscando trazer para Peabiru, frisou.

Falta de efetivo

A falta de efetivo na Polícia Militar e Civil e de um delegado de polícia é outra necessidade em Peabiru. Recentemente o problema foi tema de uma audiência da Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze) na cidade para discutir a situação.

O encontro reuniu vereadores de Araruna, Peabiru, Quinta do Sol e Farol, o prefeito anfitrião, deputado estadual Douglas Fabrício (Cidadania), representantes de Igrejas Evangélicas, do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) e Associação Comercial. O 11º Batalhão de Campo Mourão também foi representado.

Na ocasião, o prefeito Júlio Frare informou que a Secretaria Estadual de Segurança Pública enviaria um novo delegado à cidade nos próximos dias. Já referente a falta de efetivo de policiais militares, a reivindicação foi levada ao Governo do Estado.