Presidente critica indicações de vereadores e fala em ‘câmara inútil’

Vereadores do município de Barbosa Ferraz foram surpreendidos na sessão da Câmara desta segunda-feira (7), por um discurso ácido e no mínimo, desmoralizante à própria classe, pelo presidente do legislativo, José Augusto Macedo (PP). O parlamentar literalmente ‘soltou o verbo’ ao fazer o uso da Tribuna Livre, ao criticar os demais edis por apresentação de indicações e elogios frequentes às ações do Executivo. 

O presidente afirmou durante a sessão, gravada ao vivo, que nos últimos anos a Câmara Municipal perdeu sua essência, se tornando inútil. “Eu vejo na maioria das vezes o vereador parabenizando o prefeito. Mas tem situações que temos que expor também. Não podemos simplesmente dizer que Barbosa Ferraz está mil maravilhas, por que não está”, falou Macedo, que é oposição a atual administração.

Ao criticar as indicações dos demais parlamentares, ele afirmou que não faz indicação porque a ‘cidade tem um prefeito, vários secretários municipais, chefe de departamento’ que podem estar verificando as demandas da cidade. “Ao meu ver, se um prefeito, ou um secretário municipal não tiver capacidade de identificar um carreador que tem que ser patrolado ou uma obra que tem que ser feita, então tem que sair de lá [deixar a prefeitura]”, criticou.

O presidente continuou com as críticas aos demais parlamentares. Disse que vereador ‘é mais do que apresentar indicação’ e que dificilmente indicaria algo que ‘está aos olhos do prefeito e da administração pública’. “Temos que parar de brincar de administração pública. Temos que parar deste sarcasmo e desta ironia de vir aqui para indicar. Eu indiquei e o prefeito fez. Isso é palhaçada, rapaz. Temos um prefeito de segundo mandato. Temos secretários de segundo mandato. Precisam mostrar trabalho sim. Não fazem mais do que obrigação”, criticou, ao se referir como desnecessários os elogios de alguns vereadores à administração.

Macedo afirmou em seu discurso que é preciso ‘parar com esta ironia barata’ no meio político ao se referir à produção do Legislativo. “Barbosa Ferraz há muito tempo está caminhando para o fracasso. Precisamos de mais. Eu vejo que nestes oito anos e no passado também, a Câmara de Vereadores está sendo inútil porque se perdeu a essência. Precisamos dos princípios. Precisamos nos atentar e parar com essa ironia de fazer indicações ao prefeito. Essa Câmara dá um custo alto para o município, mas não tem produtividade. Vamos pegar uns 10 anos de mandato e ver a produtividade e eficácia em relação ao custo benefício. Somos a maior despesa do município e qual o retorno que estamos dando? Praticamente nada”, falou.

Ele disse ainda que é rotulado no município como ‘oposição barata’, mas disse que não foi eleito ‘para agradar interesse particular da administração pública’ e indicar reforma de estrada rural’. “Eu preciso de projetos, preciso legislar.  Me decepciono muito de forma geral de como a política está chata e desgastante”, acrescentou.