11ª Regional de Saúde de CM receberá só mais 4.530 doses de vacinas contra covid
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), anunciou a entrega, para esta sexta-feira (16), de apenas mais 4.350 doses de vacinas (Fiocruz/AstraZeneca/Oxford) contra coronavírus (Covid-19) à 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão. As doses que já vinham à ‘conta gotas’, diminuíram ainda mais. Para se ter ideia, as remessas enviadas até cerca de um mês atrás eram quase sempre acima de 8 mil a 9 mil doses para serem distribuídas aos 25 municípios da Comcam. Com o número reduzido de imunizantes a vacina segue bastante lenta nos municípios.
Em Campo Mourão, por exemplo, o último público vacinado por faixa etária foi na segunda-feira (12). População de 40 anos. Desde então, em todo o restante da semana, a vacinação foi apenas a grupos prioritários estabelecidos pelo do plano nacional de imunização. Pelo ‘andar da carruagem’, dificilmente será cumprido o que o Governo do Paraná vem anunciando: a vacinação de toda a população maior de 18 anos, com pelo menos a primeira dose até agosto. Enquanto isso, os casos de coronavírus seguem em alta no Paraná. Vale lembrar que o envio das doses é feito pelo Ministério da Saúde.
Desde o início da pandemia, a 11ª Regional de Saúde recebeu 220.607 doses de vacinas contra coronavírus, das quais 216.083 foram aplicadas. Referente à 1ª dose, foram administradas 159.287 doses e 49.870 da segunda. Dose única foram aplicadas 6.926.
Os imunizantes recebidos pelo Paraná, produzidos pela Fiocruz/AstraZeneca/Oxford são voltados para dois públicos: 166.951 doses para o avanço na vacinação da população em geral e 45 mil doses exclusivas para moradores de quatro cidades da região de fronteira para controlar o avanço da variante delta – Foz do Iguaçu, Guaíra, Santo Antônio do Sudoeste e Barracão.
A remessa tem também um quantitativo de reserva técnica que deve ser utilizada para perdas físicas ou quebra de frascos. Para Campo Mourão, as doses vem de caminhão, segundo anunciou a Sesa.
Até o momento, o Ministério da Saúde entregou ao Estado cerca de 8,5 milhões de imunizantes, sendo que 6.810.284 doses já foram aplicadas nos paranaenses, entre primeiras (5.063.987) e segundas doses/doses únicas (1.746.297). Com isso, o Paraná alcançou a marca de apenas 20% da população imunizada contra o vírus.