Ameaça de bomba e invasão de avião no Afonso Pena
O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, viveu uma manhã diferente nesta sexta-feira. Uma operação coordenada pela CCR Aeroportos – administradora do terminal –, Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar simulou uma ameaça de bomba e de tomada ilícita de uma aeronave.
A ação, que envolveu aproximadamente 40 agentes de segurança e operadores aeroportuários, teve como objetivo aferir os procedimentos de emergência e de segurança do aeroporto. De acordo com os organizadores da operação, todos os check-ups foram efetuados com sucesso, atestando que o aeroporto da capital paranaense segue os mais rígidos procedimentos de segurança internacionais.
Os exercícios Esab (Exercício Simulado de Ameaça de Bomba) e Esaia (Exercício simulado de apoderamento ilícito de aeronave) estão previstos no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil e devem ser realizados uma vez por ano, seguindo às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Apesar de toda a movimentação para fazer a checagem, nenhuma operação normal do aeroporto foi afetada.