Buscas por desaparecidos em deslizamento na 376 entram no quarto dia
As equipes do Corpo de Bombeiros do Paraná e de Santa Catarina entraram nesta sexta-feira no quarto dia de buscas pelos desaparecidos no deslizamento ocorrido na noite de segunda-feira (28) no km 669 da BR-376, em Guaratuba, no Litoral do Estado. Até ás 10 horas de hoje tinham sido encontrados dois corpos e seis pessoas haviam sido resgatadas com vida dos escombros do deslizamento.
Além disso, equipes da concessionária Arteris Litoral Sul – responsável pelo trecho pedagiado – estão, desde terça-feira (29), tentando limpar a pista e liberar o tráfego. Centenas de toneladas de terra ficaram sobre o asfalto após o deslizamento, e o trabalho de limpeza foi constantemente prejudicado pelas fortes chuvas dos últimos dias.
A operação é considerada “sensível” por causa da chuva incessante. Na quinta-feira (1º), que teve sol na maior parte do dia, as buscas avançaram bastante e foram retirados dos escombros 11 veículos, sendo seis caminhões e 11 veículos de passeio. Até agora já foram retirados do asfalto sete mil metros cúbicos de terra, mas o trabalho segue pelos próximos dias. Não há estimativa de reabertura da BR-376 para o tráfego normal.
Na manhã desta sexta-feira o Corpo de Bombeiros prosseguia com as operações na região mais sensível do acidente, que é a parte em que a massa de terra deslocou alguns veículos, inclusive caindo sobre eles. A área conta com uma extensão de aproximadamente 4.500 metros quadrados e o volume de terra a ser removido tem cerca de cinco mil metros cúbicos.