Múltiplos deslizamentos de terra fecharam a BR-376, BR-277 e a via turística
O trânsito entre Curitiba e o Litoral do Estado ficou totalmente bloqueado na manhã desta terça-feira, depois que um uma barreira caiu no sentido Morretes na PR-410, mais conhecida como Estrada da Graciosa. Como as BRs 376 e 277 já estavam bloqueadas devido a deslizamentos de terra na noite de segunda-feira, o Litoral ficou completamente isolado do restante do Estado por via terrestre.
A ligação entre o Paraná e Santa Catarina pela BR-376 está interditada, sem previsão de liberação. Os bloqueios ocorrem na praça de pedágio de São José dos Pinhais, km 635 da BR-376/PR, na unidade operacional da PRF em Tijucas do Sul (km 662) e na praça de pedágio de Garuva, no km 1,3 da BR-101/SC. A rota alternativa indicada para ligação entre os dois Estados é via BR-470 e BR-116.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), choveu mais de 150 mm na Serra do Mar paranaense entre sábado e segunda-feira. Nas últimas 72h o acumulado já ultrapassou os 200 mm em alguns pontos da região litorânea, e a previsão para os próximos dias não é animadora. Deve permanecer chovendo pelo menos até o próximo sábado, e o trecho entre a Serra do Mar e o Litoral pode registrar novas tempestades e ventos fortes nos próximos dias.