Paraná comemora 166 anos de emancipação

O Paraná comemora nesta quinta-feira (16), 166 anos de emancipação política. O estado foi desmembrado da Província de São Paulo, transformando-se na mais nova província do Brasil Império, em 19 de dezembro de 1853. 

Foi marcante para a história do Paraná a sua emancipação política, que ocorreu em 1853, quando se desmembrou da Província de São Paulo. Esse desmembramento teve variados motivos como o apoio de paranaenses à Revolução Farroupilha, uma punição pela participação paulista na revolução liberal de 1842 e, sendo o argumento econômico, a grande e lucrativa produção de erva-mate na região do estado.

O governo da Capitania Real do Rio de Janeiro decidiu a criação, em 1660, da Capitania de Paranaguá, que se formou a partir dos territórios pelos quais antigamente eram compostos pela Capitania de Santana. O fato de ser criada a então capitania hereditária vinha trazer benefícios ao Marquês de Cascais, um dos que descendiam de Pero Lopes de Sousa, donatário da Capitania. A existência da Capitania perdurou até 1710, quando da sua extinção e incorporação aos territórios da Capitania de São Vicente e Santo Amaro, com os quais veio a formação posterior da Capitania Geral de São Paulo, em 1709. 

Esta, por ser muito extensa, a coroa portuguesa dividiu em ambas as comarcas, ficando a do sul sediada em Paranaguá, onde tem passado a ser a residência oficial do ouvidor-geral. Posteriormente, em 1812, a coroa portuguesa transferiu sua capital de Paranaguá para Curitiba, sendo elevada à categoria de comarca com a denominação de Comarca de Curitiba e Paranaguá, nome que vigorou até 1853, quando a comarca foi transformada na mais nova província do Brasil Império.    

Polêmica
A data definida atualmente, 19 de dezembro, é contestada por historiadores que defendem as comemorações em 29 de agosto.  A data da discórdia tem explicações na própria história, com dois episódios importantes na libertação e criação do Paraná, quando ainda era uma comarca de São Paulo. O dia 29 de agosto é a data que, em 1853, o imperador D. Pedro II sancionou a lei que emancipou o Estado. O dia 19 de dezembro é a data da instalação oficial e posse do primeiro governador.