Sanepar lança programa para regularização de débitos

Em comemoração à Semana do Consumidor, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lançou nesta semana o “Água em Dia”, programa que oferece aos clientes a oportunidade de negociar suas dívidas com condições facilitadas. O programa de regularização de débitos abrange todos os clientes da Sanepar, e para os beneficiados com tarifas diferenciadas, como o Água Solidária e a Micro e Pequeno Comércio, não é necessário o pagamento da entrada e o débito pode ser dividido em até 60 parcelas.

“A Sanepar tem sua vocação social muito forte e está permanentemente aberta para negociar com o seu cliente. O programa Água em Dia oferece as melhores condições para resgatar a dignidade das famílias que ainda não recuperaram sua capacidade financeira pós-pandemia”, afirma o diretor-presidente, Wilson Bley. “Queremos tirar as pessoas da negativação. Temos importantes avanços neste programa para negociar com o cliente inadimplente a fim de que ele tenha seu cadastro regularizado e o seu acesso à água potável com qualidade e sem restrições”, reforça o presidente.

Para aderir ao Programa, o cliente que tem a titularidade da conta deve ir até uma central de relacionamento com os documentos pessoais. No caso de imóveis locados, o número de parcelas limita-se à vigência do contrato de locação.

O diretor Comercial, Bihl Zanetti, diz que o lançamento do Programa Água em Dia neste momento dá oportunidade às famílias regularizarem seus débitos de maneira a aliviar o peso deste período do ano de sobrecarga de despesas. “O início do ano é dedicado ao pagamento de tributos e é marcado ainda pelo início do calendário escolar, o que significa mais e mais gastos”, exemplifica.

Condições de negociação

Os clientes particulares das categorias Residencial, Comercial, Industrial e Utilidade Pública podem aderir ao “Água em Dia” pagando entrada de apenas 5% do valor da dívida. Normalmente a Sanepar cobraria 20%. Estes clientes têm até 48 meses para parcelar o saldo, com juros de parcelamento de 0,56% ao mês, reduzindo pela metade o percentual praticado fora do programa.

Clientes nas categorias Água Solidária, Micro e Pequeno Comércio e Entidades da Assistência Social, não pagam entrada e nem multa e juros de mora. O débito pode ser dividido em até 60 meses, com juros do parcelamento de apenas 0,28% ao mês.

Há ainda condições especiais para clientes que têm débitos em discussão judicial; isto é, o Água em Dia permite a negociação destas pendências e o encerramento dos processos. No entanto, não é permitida a renegociação de dívidas feita em programas de recuperação de crédito anteriores.

Plantão

Com o objetivo de facilitar o acesso e dar oportunidade para quem não tem muito tempo durante o horário normal de atendimento, a Sanepar promoverá plantão especial para negociação de débitos no próximo sábado (15). Com isso, estará aberta, das 9 às 14 horas, a Central de Relacionamento de Campo Mourão e outras em todo o Estado. No município, a central fica localizada na Avenida Capitão Índio Bandeira, 1620, centro,

Toda a negociação dos débitos com a Sanepar é cobrada na fatura mensal. Isto é, a Sanepar recebe pagamento, exclusivamente, via conta de água/esgoto, junto com o consumo do mês. Sendo assim, a primeira parcela só será cobrada no mês subsequente à negociação.

Serviço

Para Clientes nas categorias Água Solidária, Micro e Pequeno Comércio e Entidades da Assistência Social

  • 0% de entrada
  • Não incidência de juros de mora e multa
  • Parcelamento em até 60 meses
  • Juros do parcelamento de 0,28% ao mês

Para os demais Clientes Particulares (categorias: Residencial, Comercial, Industrial e Utilidade Pública)

  • 5% de entrada
  • Não incidência de juros de mora e multa
  • Parcelamento em até 48 meses
  • Juros do parcelamento de 0,56% ao mês