Saúde espera vacinar 21.186 crianças e adolescentes contra dengue na Comcam

A 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão espera vacinar contra a dengue um público de 21.186 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos na região da Comcam. Somente em Campo Mourão são 6.130 pessoas na lista para receber o imunizante. O Estado encaminhou à Regional uma remessa com 4.034 doses, já distribuídas aos municípios.

Nesta primeira remessa, a cidade de Campo Mourão recebeu 1.168 doses. Em seguida, com maior número recebido do imunizante aparece Goioerê (321), Ubiratã (303), Terra Boa (205), e Campina da Lagoa, que recebeu 193 doses. Confira na tabela abaixo o quantitativo de doses e público-alvo a ser vacinado por município.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Evandra Cristina Pereira, explica que o público-alvo recebe duas doses em um intervalo de três meses entre as aplicações para garantir a proteção contra o vírus da dengue.

Os imunizantes recebidos nesta etapa são direcionados tanto para aplicação da primeira dose quanto da segunda. As doses são direcionadas para aplicação em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos seguindo determinação do Ministério da Saúde.

Evandra ressalta que para garantir a proteção, o público-alvo deve receber duas doses da vacina, com um intervalo de três meses entre elas. “Em casos de suspeita ou confirmação de dengue, a pessoa infectada deve aguardar seis meses, após a recuperação, antes de receber a primeira dose”, observou.

Ela lembrou que é importante os pais ou responsáveis levarem seus filhos com a caderneta de vacinação em mãos, além de outros documentos como cartão SUS do paciente que receberá a vacina e CPF.

Em Campo Mourão, a secretaria de Saúde iniciou a imunização nesta quarta-feira (21). A vacina está disponível nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde, com exceção da UBS Cidade Nova.

A distribuição do imunizante é feita conforme a disponibilidade de doses. Conforme já informado acima, o público-alvo a ser vacinado na cidade é de 6.130 pessoas. Nesta primeira remessa foram encaminhadas 1.168 doses ao município.

A dengue é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, pode evoluir para formas graves. Com aplicação da vacina espera-se que haja controle da doença, ao abranger os quatro sorotipos virais conhecidos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

A vacina

A faixa etária definida como prioritária para a imunização é de crianças de 10 a 14 anos, e o Ministério da Saúde recomenda que a aplicação seja iniciada para as idades de 10 a 11 anos. O protocolo de vacinação requer duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas.

A vacina possui vírus vivos da dengue que foram enfraquecidos de maneira controlada. Essa abordagem possibilita o desencadeamento de uma resposta imunológica, o que facilita uma reação mais rápida do organismo em situações de exposição real ao vírus.

Segundo dados preliminares, o Paraná registra 56.325 doses aplicadas, perfazendo 37,6% das doses recebidas. O Estado fechou o período epidemiológico 2023/2024 da dengue com 595.732 casos confirmados e 610 mortes em todo Paraná.