Região teve 24 homicídios no 1º semestre deste ano
A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná divulgou nesta quarta-feira (7) um balanço sobre a quantidade de homicídios registrada no 1º semestre deste ano. De acordo com os dados, a região da Comcam, que abrange 25 municípios, teve 24 assassinatos.
O levantamento aponta que os homicídios foram registrados em 12 das 25 cidades. Ou seja, 52% dos municípios da Comcam não tiveram assassinatos no período, conforme os dados.
A cidade com o maior número de homicídios é Campo Mourão, com 9 mortes. Em seguida aparecem Engenheiro Beltrão (2); Iretama (2); Moreira Sales (2); Terra Boa (2); Altamira do Paraná (1 ); Araruna (1); Barbosa Ferraz (1); Campina da Lagoa (1); Fênix (1); Janiópolis (1); e Nova Cantu (1).
Já as cidades de Boa Esperança; Corumbataí do Sul; Farol; Goioerê; Juranda; Luiziana; Mamborê; Peabiru; Quarto Centenário; Quinta do Sol; Rancho Alegre do Oeste; Roncador e Ubiratã, não tiveram homicídios, segundo as estatísticas.
Em nível de Paraná, o primeiro semestre teve uma redução de 20% no índice de homicídios dolosos, se comparado com o mesmo período de 2018. Em 52% das cidades (211 dos 399 municípios paranaenses) não houve registro deste tipo de crime, e em 124 (31%) foram apenas uma ou duas ocorrências registradas. Em relação aos números do ano passado, foram 205 homicídios a menos no Estado, conforme balanço divulgado. De janeiro a junho, foram 828 registros de mortes violentas, número inferior as 1.033 ocorrências dos primeiros seis meses de 2018.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, atribuiu a redução da criminalidade a duas fases do trabalho policial: ao direcionamento de operações específicas antecipadas pela inteligência policial e ao trabalho de investigação, de produção de conhecimento, de inteligência dos locais onde ocorrem os maiores índices.
Para o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a queda nos índices de criminalidade é resultado de um conjunto de esforços. Estamos trabalhando para combater o crime em todas as suas modalidades. O trabalho de inteligência, integração e planejamento de ações é constante para fornecer maior segurança para todos os paranaenses. E isso se reflete nas estatísticas de homicídio, furto e roubo, disse. (Com informações da Agência Estadual de Notícias).
Vejas as cidades com homicídios no 1º semestre
Campo Mourão – 9
Engenheiro Beltrão – 2
Iretama – 2
Moreira Sales – 2
Terra Boa – 2
Altamira do Paraná – 1
Araruna – 1
Barbosa Ferraz -1
Campina da Lagoa -1
Fênix- 1
Janiópolis -1
Nova Cantu – 1
Sem homicídios
Boa Esperança
Corumbataí do Sul
Farol
Goioerê
Juranda
Luiziana
Mamborê
Peabiru
Quarto Centenário
Quinta do Sol
Rancho Alegre do Oeste
Roncador
Ubiratã