Confronto entre aldeias de Manoel Ribas e Pitanga deixa diversos indígenas feridos
Um violento confronto armado entre as Aldeias Serrinha, de Pitanga, e Ivaí, de Manoel Ribas, resultou em vários indígenas feridos na manhã deste sábado (3). O fato ocorreu na região que faz divisa entre os dois municípios. As informações são dos portais Pitanga News e NH Notícias.
Durante o conflito, algumas moradias foram incendiadas, e o fogo se espalhou pela área. Diversos indígenas foram encaminhados para hospitais locais, apresentando ferimentos causados por facas e armas de fogo.
As unidades de saúde de Pitanga e Manoel Ribas estão em alerta máximo, prontas para receber os feridos. Além disso, um helicóptero do Samu foi deslocado para o local, oferecendo suporte aéreo para as vítimas em estado mais grave, enquanto outras equipes de resgate também atuam na área.
Forças de segurança, incluindo um grande efetivo policial, também estão na região, assim como outras unidades de apoio estão a caminho. No hospital de Manoel Ribas, alguns dos feridos já foram atendidos. Já na área indígena, várias crianças fugiram para o mato em busca de segurança.
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) foi acionada para conter a situação. Os prefeitos José Corona, de Manoel Ribas, e Sargento Moraes, de Pitanga, também estão tomando providências com forças de segurança e o governo do estado diante dos acontecimentos.