Farol: Prefeito manda intensificar segurança em escola e CMEI
O prefeito de Farol, Oclecio Meneses (PODE), terminou à guarda municipal, que a segurança seja intensificada na Escola Municipal Casimiro de Abreu, que oferece ensino fundamental e também atende o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da cidade.
A medida está sendo adotada após o episódio de uma invasão de um assassino a uma creche na cidade de Blumenau (SC), na última semana, que matou quatro crianças e feriu outras cinco. O gestor esteve reunido com secretários municipais, quando anunciou o aumento na segurança. Na ocasião, ele pediu empenho de toda comunidade escolar para garantir a segurança nos estabelecimentos de ensino.
“Temos a Polícia Militar que já faz um bom trabalho de patrulhamento pela cidade. Mas não basta. Precisamos ainda de mais segurança”, destacou, ao lembrar que o município adquiriu recentemente uma viatura para a guarda municipal.
Segundo Meneses, desta forma, o município pode fazer rondas próprias pela cidade, contribuindo com a Polícia Militar. “A presença de mais esta viatura com certeza inibe a ação de pessoas que por ventura tenham intenção de cometer algum ato criminoso”, acredita o prefeito.
Investimento em segurança
o prefeito destacou que a administração municipal vem investindo significativamente na área da segurança pública na cidade. Falou por exemplo, do novo sistema de câmeras implantado no município, interligado ao sistema das Polícias Rodoviárias (PRE e PRF), Civil e Militar.
Ele citou, como exemplo, que recentemente, a PRF fez a apreensão de um carro abarrotado com drogas na área central de Farol graças ao sistema de segurança pública municipal implantado pelo nas principais vias da cidade.
As câmeras, instaladas estrategicamente nas entradas do município e via central, flagraram o exato momento em que o carro, um Toyota Corolla, acessou a cidade. Ele seguiu pela Avenida Paraná alguns metros adiante. Em seguida adentrou a uma rua paralela, estacionando em frente a uma lanchonete na área central.
As imagens são bastante nítidas, possibilitando, inclusive “zoom” para identificação das placas. “Como nosso sistema é interligado ao das polícias, foi emitido um aviso para as autoridades, informando sobre a presença do carro suspeito”, explicou o prefeito.
Meneses disse que o sistema de monitoramento somado à viatura adquirida para a Guarda Municipal geram mais sensação de segurança à população e contribui na repressão ao crime. “Uma vez sabendo que há câmeras filmando a cidade, o bandido vai pensar melhor antes de agir”, frisou, ao lembrar que desde que assumiu o município, a Segurança Pública foi uma de suas principais preocupações.
Debates pela região
O aumento da segurança pública em escolar, vem gerando debastes e propostas em diversos municípios da região. Em Campo Mourão, o prefeito Tauillo Tezelli se reuniu na semana passada com a Polícia Militar e vereadores para discutir medidas que garantam mais segurança nestes locais. Já em Goioerê, um vereador até sugeriu a instalação de postas giratórias com detectores de metais nas entradas das escolas.