Força-tarefa contra o tráfico de drogas cumpre mandados e mata dois na região
Uma força-tarefa entre as polícias Militar e Civil, deflagrada no fim de semana cumpriu vários mandados de prisão e terminou com a morte de dois suspeitos na cidade de Barbosa Ferraz após uma troca de tiros. A ação aconteceu no âmbito da “Operação Membira”. Os alvos eram pessoas envolvidas com o tráfico de drogas no município.
Pelo menos 120 agentes das forças policiais militares e civis de diversas regiões do Estado participaram da operação, que teve como alvo o cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão, e 22 de prisão expedidos pela Justiça.
O comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Campo Mourão, tenente-coronel Adauto Nascimento Giraldes Almeida, comentou que foi montada uma grande estrutura para o cumprimento da operação. Segundo Almeida, foram mais de 50 viaturas da Polícia Militar e Civil empenhadas na ação que mirou o tráfico de drogas. “O tráfico de drogas é o responsável por outros crimes que atingem a sociedade”, falou o comandante.
Durante as investigações, com autorização da Justiça, o serviço de inteligência da polícia interceptou ligações telefônicas dos envolvidos. As escutas tiveram início há pelo menos cerca de 7 meses, o que possibilitou a polícia a fazer todo o levantamento de como agiam os investigados.
A força-tarefa envolveu o setor de Inteligência do 11° BPM, Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (DIEP) e Polícia Civil. Durante a ação realizada no sábado, os policiais prenderam 11 pessoas, apreenderam quatro armas de fogo, munições de calibre diversos e porções de drogas.
Em uma das residências, no Conjunto Primavera durante o cumprimento de mandado, houve um confronto com uma equipe da PM. Dois homens, identificados apenas como Alan e Luan, morreram no local. Eles eram irmãos. Se mudaram para Barbosa Ferraz há pouco tempo, da cidade de Londrina. Com a dupla foram apreendidas duas pistolas calibre 9 mm. Nenhum policial ficou ferido durante a ação. Todos os presos foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil de Engenheiro Beltrão.
O comandante do 11º BPM ressaltou que a ação realizada em Barbosa Ferraz contou com policiais militares da Operação Pronta-Resposta composta por equipes do Batalhão de Choque e do 11° BPM, equipes do Choque de Londrina, Cascavel, Guarapuava, além de guarnições da Inteligência SESP/DIEP e 13 equipes do Denarc da Polícia Civil de diversos núcleos do Paraná.
O delegado de Barbosa Ferraz, Carlos Gabriel Stecca,que atuou na coordenação da operação, fez uma avaliação positiva da ação. Ele informou que além de prisões relacionadas ao tráfico de drogas, foram realizadas também detenções em flagrante de pessoas pelo crime de falsificação de bebidas. “A ação fez parte de uma investigação iniciada em outubro de 2021 em conjunto com o serviço de inteligência da Polícia Militar. O foco principal era o tráfico de drogas na cidade”, afirmou.