Golpe da CNH faz 11 vítimas em um só dia em Campo Mourão; Detran emite alerta
Mais um golpe do tipo phishing (cibercrime) está fazendo vítimas em Campo Mourão e região. Desta vez os criminosos estão utilizando o nome do Detran-PR para aplicar o “Golpe da CNH”, no qual informam a falsa suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação da vítima.
O chefe do Detran de Campo Mourão, Leandro Cristiano da Silva, informou que somente nessa segunda-feira (18), pelo menos 11 pessoas procuraram o Detran informado terem caído no golpe no município. “A nossa orientação aos condutores é que se receberem notificações por meios que não sejam os oficiais do Detran, não acessem nenhum link e denunciem o caso à Ouvidoria ou então à polícia”, alertou.
Para o golpe, os cibercriminosos utilizam o seguinte modus operandi: enviam mensagem via SMS a motoristas informando que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da pessoa está com processo de suspensão em andamento. Ao acessar o suposto link de consulta, a pessoa é direcionada a uma página que imita o https://www.gov.br/ do Governo Federal, ao preencher os dados para fazer a consulta, o resultado mostra dados pessoais do condutor, e supostas informações e valores, além de um campo com a opção “regularizar” com geração de taxa.
“E é aí que a população vem caindo no golpe. Acreditando se tratar que a taxa é verdadeira, muitas vezes, no desespero de perder a habilitação, acaba fazendo o pagamento por impulso sem antes buscar informações. E quando percebem já foram lesadas financeiramente”, comentou Silva. Neste tipo de golpe o pagamento muitas vezes é direcionado para contas de laranjas.
Silva comentou que o Detran emitiu um alerta em todo o Estado do Paraná reforçando que nenhum órgão do Governo solicita pagamentos ou dados por SMS. “Os contatos realizados pelo Detran/PR com condutores ou proprietários de veículos são feitos por meio de canais oficiais. Se alguém receber algum SMS nessa situação não abra. Consulte os canais oficiais ou entre em contato com o Detran para verificar a veracidade das informações”, ressaltou.
Silva lembrou que os motoristas podem consultar pendências e infrações no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A ferramenta permite que o usuário faça adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para ser avisado quando houver uma nova infração registrada e, inclusive, começar a receber as notificações de infração e penalidade exclusivamente de forma eletrônica.
A Associação Nacional dos Detrans (AND) também divulgou uma nota alertando os condutores sobre o novo golpe que tem feito vítimas em diversos estados. Há alertas e casos registrados nos estados do Paraná, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Roraima, Pernambuco, Amazonas, Sergipe, Maranhão, Bahia, Acre, Rondônia, Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Dicas de segurança
- Não abrir links externos sem verificar sua autenticidade nos canais oficiais www.detran.pr.gov.br ;
- Não efetuar pagamentos de guias, pois o Detran/PR não envia “taxas” via SMS;
- Denuncie ao Google em https://safebrowsing.google.com/safebrowsing/report_phish/ . Cole a url do site fraudulento no local indicado;
- Caso tenha sido vítima do golpe, orientamos abrir um Boletim de Ocorrência junto a Polícia Civil.
- Caso tenha preenchido com seu login e senha, orientamos a alterar imediatamente sua senha, e ativar os sistemas de segurança, como login em duas etapas, pois seus dados podem estar em posse dos estelionatários.