Jovem é condenado a 40 anos de prisão por feminicídio e tentativa de homicídio
O jovem Everson de Lima do Rosário, de 27 anos, morador de Iretama, foi condenado nesta semana a 40 anos e 5 meses de prisão pelo assassinato brutal de Marcia Ferreira da Silva, na época com 34 anos. O condenado, que era ex-namorado da vítima, tentou matar também o irmão dela, que foi socorrido, e salvo. Rosário foi julgado por júri popular. O réu pode recorrer da decisão.
O crime aconteceu na noite do dia 4 de março do ano passado, em uma residência localizada na rua Aroldo Flores, nos fundos da Igreja Católica, área central de Iretama. O caso chocou a cidade pela forma brutal com que Marcia foi assassinada. Ele levou várias facadas.
Em sua defesa, ao Tribunal do Júri, o condenado disse que não se lembra das facadas deferidas contra Márcia. Disse que atacou a vítima após entrar em luta corporal contra seu irmão que estaria com a faca. Ele informou que tomou a faca do homem e passou a atacá-lo e que Márcia foi atingida após tentar defender o irmão. Alegou ainda que levou uma enxadada na cabeça e por isso não se lembra de detalhes no dia do crime. O irmão de Márcia se envolveu na situação após ouvir a irmã gritando pedindo por socorro e tentar ajudá-la.
O crime
Márcia foi assinada no dia 3 de março de 2019, na noite de um domingo, com várias facadas. Everson era ex-namorado da vítima e não aceitava o fim do relacionamento. A mulher foi assassinada na garagem da residência da mãe. O autor do crime foi preso pela Polícia Militar (PM) cerca de 3 horas após o assassinato.
A família do autor do feminicídio é vizinha da família da vítima. Marcia morava em uma casa de fundos, na propriedade de sua mãe. Para cometer o crime, o acusado invadiu o quintal da vítima pelos fundos tentando entrar na casa pela janela, mas ao perceber a movimentação ela tentou fugir pela porta da frente com a filha de 7 anos, sendo alcançada pelo rapaz e golpeada a facadas por várias vezes na garagem da residência da mãe. Sem qualquer chance de defesa, Marcia morreu no local. Sua filha não foi ferida, mas presenciou a morte da mãe.
A criança é fruto de outro relacionamento de Márcia. Ela estava separada há cerca de quatro anos do autor do crime. Na época, segundo a PM, o irmão da vítima que estava no banho percebeu os gritos da irmã e saiu no quintal para tentar socorrê-la, mas também foi ferido com uma facada no peito. Ele foi socorrido e levado ao hospital municipal. Everson foi capturado horas depois em um sítio. A Polícia informou na época, que o rapaz tinha um extenso histórico de violência contra a vítima. Ele inclusive havia deixado a prisão há cerca de um mês antes do crime por agressão contra a mulher.