Jovem é preso por maus-tratos após amarrar cachorra com fio de cobre e deixar filhotes feridos

Um homem, de 21 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar (PM) na área central de Engenheiro Beltrão nesta sexta-feira (27), por maus-tratos a uma cachorra da raça Bull Terrier e dois filhotes. A polícia foi acionada por um homem, de 54 anos, para resgatar os animais, aparentemente em situação de abandono e com ferimentos graves, que apareceram em sua edícula.

Segundo o solicitante, a cachorra aparentava estar amarrada com um fio de cobre, pois estava com um corte profundo em seu pescoço, que ainda sangrava. Ele também informou que um outro filhote que apareceu com ela havia fugido do local.

Quando chegaram ao endereço, os policiais constataram a gravidade da situação. O cão apresentava um ferimento grave no pescoço, que quase chegou a ser decapitado. Além disso, um dos filhotes que permaneceu no lugar também apresentava um ferimento na pata.

Diante da situação, a equipe acionou imediatamente o responsável pelo Centro de Proteção e Bem-Estar Animal Amir Neto (Cepan), que prestou auxílio e se comprometeu a providenciar atendimento veterinário para os animais.

Após o resgate, os policiais iniciaram patrulhamento nas proximidades para tentar localizar o responsável pelos maus-tratos e o filhote que havia fugido. Em uma residência próxima, foi encontrado outro filhote, semelhante ao resgatado, além de um pedaço de fio de cobre amarrado em um cabo de aço. No local, também havia um pote vazio de água, indicando condições precárias para os animais.

Um dos filhotes resgatados também estava com um ferimento na pata

O jovem, morador da casa, foi abordado e admitiu ser o tutor dos cães. Ele relatou que havia amarrado a cachorra no fio devido à falta de um portão em seu quintal e que a manteve presa naquelas condições por dois dias, mesmo percebendo que o ferimento estava piorando. Com medo de que o animal fugisse, ele optou por não o libertar.

Diante dos fatos, a PM deu voz de prisão ao homem, que foi conduzido à Delegacia de Polícia local. O outro filhote foi resgatado e encaminhado, juntamente com os demais, ao Centro de Proteção dos Animais para os cuidados necessários.