Ladrões furtam fiação elétrica e afetam abastecimento de água em cidade inteira
Ladrões furtaram cabos de energia elétrica do poço que abastece a população da cidade de Juranda, na noite desta segunda-feira (18), provocando o desabastecimento de água para consumo em todas as regiões da cidade durante esta terça-feira (19).
De acordo com nota encaminhada pela Sanepar à imprensa, técnicos trabalham para reposição da fiação. A previsão é que o serviço seja concluído até as 15 horas e o fornecimento de água volte à normalidade a partir das 20 horas, de forma gradativa.
“Só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) recomenda que todos possuam o reservatário e a Sanepar sugere que a capacidade seja de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo”, ressalta a Sanepar, ao pedir à população que evite desperdícios.
Há vários meses a Polícia Militar tem registrado o aumento de crimes envolvendo furtos de fiações elétricas em municípios da região de Campo Mourão. A bandidagem leva os materiais de empresas privadas e atacam também a rede pública. Sistemas de abastecimento da Sanepar, por exemplo, vêm sendo alvos dos criminosos em toda a região. Além dos prejuízos, a população sofre com a interrupção de serviços.
O aumento de furtos cabos elétricos em áreas públicas foi tema de uma reunião online, realizada recentemente por prefeitos da região de Campo Mourão. Em Farol, o prefeito Oclécio Meneses (PSD), informou que os furtos de fiações elétricas de praças públicas e outras instalações acontecem com frequência no município. Segundo ele, os bandidos ‘chegam e destroem tudo’. “E quem paga o prejuízo é a população. Se tem furto é porque tem gente comprando este material”, alertou.
Em Araruna, o prefeito Leandro César de Oliveira (Cidadania), presidente da Comcam, contabilizou no mês de fevereiro um prejuízo de aproximadamente R$ 10 mil aos cofres públicos com o furto de cabos elétricos de espaços públicos da cidade. Em alguns casos, os ladrões chegam a desenterrar fiações elétricas do solo.
O furto deste tipo de material ocorre devido o alto valor comercial do cobre no mercado. Como são crimes considerados de ‘baixo potencial’, caso em que os ladrões são presos, voltam às ruas dias depois cometendo a mesma infração, conforme a Polícia Militar. Segundo as informações, pelo menos 80% destes tipos de furtos são cometidos pelas mesmas pessoas.
Para se ter ideia da grande quantidade de crimes desta modalidade, em um único dia, a Polícia Militar chegou a registrar três furtos de fiações em Campo Mourão. Foi no dia 4 deste mês. Em um dos casos, os bandidos levaram grande parte da fiação da iluminação do Parque do Lago, deixando o local literalmente no escuro. Cerca de 600 metros de fios 15 milímetros dos postes de iluminação foram levados do local. A Polícia Militar orienta a população que denuncie casos suspeitos via 190.