Natural de Campo Mourão, ‘Zequinha’, um dos criminosos mais procurados do país é preso em SP

Foi preso nesta quinta-feira (17), em um sítio em Tejupá, interior de São Paulo, Luciano Castro de Oliveira, 46, o “Zequinha”. O bandido é natural de Campo Mourão e tem uma vasta ficha no mundo do crime. Ele foi preso com a esposa, de 42 anos. 

Na lista do Ministério da Justiça, figura como o primeiro criminoso mais procurado do Brasil. “Zequinha” tem atuação criminosa na América do Sul. Era procurado por crimes contra o patrimônio, organização criminosa, lavagem de dinheiro, entre outros crimes graves e violentos.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), foi realizado um esquema estratégico que envolveu equipes da Força Tática, Polícia Militar, Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Avaré, além da Polícia Ambiental e o efetivo especializado do Comando de Policiamento do Interior, com apoio de drone e cães farejadores para a prisão do criminoso. O caso foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Avaré.

Crimes

Em 2006 “Zequinha” foi investigado por ser suspeito de tentar furtar um banco, em Assunção, capital do Paraguai, mais uma vez usando um túnel. Ele ainda é suspeito de coordenar, em 2017, o ataque a um carro-forte em Itupeva. O criminoso foi condenado a 30 anos de prisão, além de ter um mandado de prisão preventiva.