Operação conscientiza homens sobre prevenção de crimes contra mulheres em Campo Mourão

A Operação Mulher Segura, uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR), vem promovendo a conscientização masculina sobre a prevenção de crimes contra mulheres em todo o estado. Em Campo Mourão, por exemplo, nessa segunda-feira (21), a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil realizaram palestras referentes ao projeto estadual “De Homem para Homem“. O foco é a prevenção, buscando educar aqueles que, muitas vezes, são os potenciais autores de violência doméstica.

A palestra promovida pela Delegacia da Mulher de Campo Mourão foi ministrada pelo agente de Polícia Judiciária Helder Augusto, no auditório do Centro da Juventude Itachir Tagliari. Participaram do momento representantes de diversas modalidades esportivas, incluindo professores, técnicos e dirigentes esportivos.

No mesmo dia, o 2º tenente QOPM do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Murício Frizzas Pinto, também conduziu as reflexões voltadas ao assunto. Participaram do encontro funcionários da Coamo Agroindustrial Cooperativa. A equipe do BPM também realizou palestra para militares do Tiro de Gurra, totalizado aproximadamente 400 participantes homens nesse ciclo do projeto até o momento.

A ação pode envolver mais palestras e campanhas educativas a serem realizadas em outras empresas, assim como em órgãos públicos e instituições de ensino, com o objetivo de promover a reflexão e a mudança de comportamento entre os homens. “Ainda podemos realizar novas palestras, mas de acordo com solicitação de público interessado e de acordo com a disponibilidade de nossas equipes”, disse o 2º tenente.

Operação

A Operação Mulher Segura está em vigor em Campo Mourão desde abril deste ano. No primeiro semestre, as instituições de segurança pública do município realizaram ações direcionadas às mulheres, fornecendo, inclusive, suporte às vítimas. Por isso, também foram desenvolvidas ações em parceria entre a PM e a Polícia Civil e outras instituições.

Além do cunho educativo, a operação também tem contribuido para intensificar o cumprimento de mandados em aberto relativos aos crimes de violência doméstica, feminicídio, estupro, mandados civis de pensão alimentícia e visitas aos envolvidos após a ocorrência do delito de violência doméstica.

Já no segundo semestre de 2024, o Governo do Estado propôs o projeto “De Homem para Homem”, realizado por profissionais masculinos e voltado especificamente para homens. O objetivo é evitar crimes contra as mulheres, por meio de abordagens que tratam dos direitos das mulheres, das tipificações penais dos crimes contra o público feminino e do papel fundamental que os homens têm no engajamento de discussões como essas.