Operação “Sinergia” prende três e recupera veículos na região
A Polícia Militar e Civil iniciou nessa quinta e continua nesta sexta-feira (4), o desdobramento da Operação “Sinergia”, desencadeada no dia 26 de novembro. As forças de segurança atuam em conjunto para coibir todos os tipos de crimes gerando mais segurança à população. Na continuidade da ação, os policiais prenderam três pessoas, recuperaram um veículo roubado, e apreenderam um caminhão, três motocicletas e armas de fogo. As informações foram repassadas pelo Setor de Comunicação do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Campo Mourão.
De acordo com os dados, em Iretama a Polícia Militar recuperou um veículo GM/Cruze que havia sido roubado recentemente em Cianorte. Além disso, em uma residência próxima de onde estava o carro foi encontrada e apreendida uma espingarda calibre 12. Na ocasião, um homem foi preso por posse ilegal de arma de fogo.
O veículo foi localizado após informações de que duas pessoas que estavam no Cruze haviam praticado um roubo a um caminhão. Após diligências as equipes da PM localizaram o veículo abandonado numa área rural. Dois homens foram abordados nas imediações e relataram à PM que foram vítimas da ação criminosa. Porém não souberam repassar muitas informações sobre o ocorrido. Eles apenas disseram que estavam indo buscar uma mudança em Colombo quando foram surpreendidos pelos assaltantes.
Já na madrugada desta sexta-feira (4) uma equipe da PM de Luiziana localizou o caminhão Mercedes-Benz, tomado de assalto, após uma denúncia anônima. O veículo foi localizado atolado em uma estrada rural do município, próximo a cidade de Iretama. Ao lado do caminhão os policiais encontraram diversas caixas vazias de cigarros contrabandeados. Foi preciso o auxílio de um trator para remover o caminhão, que posteriormente foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Iretama.
Em Barbosa Ferraz, durante a operação, foram apreendidas três motocicletas por infração de trânsito. Já em Engenheiro Beltrão as equipes da Polícia Militar e Civil que participaram da operação prenderam dois rapazes de 21 e 28 anos pelos crimes de furto e roubo. Após tentarem furtar uma motocicleta e serem surpreendidos por um vizinho da vítima, eles passaram a agredir com socos e chutes o rapaz que presenciou a ação. Os pais dele também foram agredidos e sofreram algumas lesões.
Na sequência os bandidos roubaram o celular da mãe da testemunha e fugiram. As equipes policiais realizaram buscas e conseguiram localizar os dois. Eles foram presos e autuados em flagrante. A operação foi realizada simultaneamente em 20 municípios de abrangência do 11ª BPM.
“Sinergia”
A “Operação Sinergia” acontece com atividades simultâneas em todo o Paraná. As ações têm como foco o cidadão e a intensificação do policiamento em locais com maior aglomeração e circulação de pessoas e veículos. Os efetivos são compostos por policiais de diversos setores do batalhão e também por policiais civis. As equipes policiais estão fazendo o policiamento presença em eixos comerciais com maior circulação de pessoas focando nas ações preventivas para aumentar a segurança do cidadão.
“Essa operação tem como objetivo dar mais presença policial em todos os bairros e coibir a prática de crimes e outras ilicitudes”, ressaltou o tenente-coronel Júlio César Vieira da Rosa, comandante do 11° BPM. Segundo ele, o trabalho preventivo de combate ao crime é de ‘extrema importância’ para garantir a tranquilidade e a segurança da população.