Placas de bronze são furtadas de túmulos do cemitério de Peabiru
Inúmeras placas de bronze foram furtadas de túmulos do Cemitério Municipal de Peabiru. As ações criminosas vêm ocorrendo frequentemente no local. A última invasão ao “Campo Santo” aconteceu na madrugada desta sexta-feira (24). Familiares com entes queridos sepultados no local estão revoltados com a situação.
Um boletim de ocorrência foi registrado. As vítimas cobram uma solução das autoridades. “A gente coloca uma coisa com prazer, para os pais da gente. Chega assim para visitar e encontrar estragado. Uma falta de respeito até com os mortos e um prejuízo para a gente. Vou mandar fazer de ferro agora”, falou uma moradora que teve o túmulo da família furtado. Além dos pais dela, dois tios estão sepultados no jazigo.
Indignadas com os furtos, algumas vítimas fizeram fotos dos túmulos furtados e encaminharam à TRIBUNA, denunciando o caso. Uma das vítimas informou que teve o sepulcro da família furtado por mais de três vezes nos últimos quatro meses.
Não há câmeras de segurança no local e nem mesmo vigia, o que facilita a ação dos bandidos.
Região
Este tipo de ação criminosa vem ocorrendo com frequência também em outras cidades da região. Em Araruna, por exemplo, mais de 400 quilos de placas de bronze foram furtadas em quatro ações somente no mês de dezembro de 2024. O administrador do ‘Campo Santo’, Isaac Fialho, que começou a trabalhar no local aos 12 anos, quando o pai ainda era coveiro do cemitério, informou que a onda de furtos no ‘Campo Santo’ está bastante preocupante e descontrolada. “A coisa está descontrolada por aqui. Está feia”, lamentou.
Em Campo Mourão, o cemitério da cidade também foi alvo de bandidos por duas vezes no final do ano passado. Em uma das ações centenas de placas foram recuperadas. Os bandidos furtam esse tipo de material para vender no mercado paralelo por serem peças de alto valor comercial.