PM recebe mais de 30 denúncias de perturbação de sossego com som alto

Uma equipe da Polícia Militar (PM) atendeu uma ocorrência, na madrugada deste domingo (23), após receber, ao menos, seis chamados via 190 ou App 190 e aproximadamente 30 ligações na Central de Operações Policiais Militares (Copom) denunciando perturbação de sossego causada por som com volume extremo. O fato foi registrado em uma chácara em Campo Mourão.

Segundo as informações da PM, os denunciantes informaram que o som alto era proveniente dos fundos do Jardim Flora, não sendo possível especificar exatamente a localização. Mas disseram que era possível ouvir o barulho a cerca de 5 quilômetros de distância, o que estava incomodando toda a vizinhança e imediações do bairro.

Diante disso, uma equipe da PM se deslocou à região informada. Após diligências nas proximidades do bairro, os policiais fizeram contato com o caseiro de uma chácara que poderia ser o local de onde o barulho estava vindo, porém não identificaram o som.

Os militares passaram horas realizando patrulhamentos na tentativa de encontrar o aparelho e o proprietário. Em determinado momento, a equipe foi informada por um morador da região o nome da chácara em que o autor estava com o som. Segundo o informante, eles estavam em uma propriedade na estrada do Barreiro das Frutas, próximo do Condomínio Rio do Campo, local que faz fundos com o Jardim Flora.

Em seguida, as equipes policiais, uma das vítimas e o Comandante de Policiamento de Unidade (CPU) do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) se deslocaram ao referido endereço. Os policiais verificaram que o som vinha de um veículo Chevrolet Montana, que estava com a carroceria aberta.

Dentro dela, havia seis alto-falantes de 12 polegadas, quatro cornetas e uma super twitter, além de luzes de LED e volume extremamente excessivo. Durante abordagem de pessoas que estavam no local, foi identificado que o carro e o aparelho pertencem a um jovem de 23 anos.

Diante dos fatos e do interesse das vítimas de representar judicialmente contra o autor, as partes envolvidas foram conduzidas ao 11º BPM para lavratura do Termo Circunstanciado de Infração Penal. O veículo foi conduzido por uma mulher de 21 anos.

Ressalta-se que, quando os policiais chegaram à chácara, havia aproximadamente 30 pessoas, vários veículos, diversas latas e garrafas de bebidas alcoólicas. Conforme a equipe, após negativa da possibilidade de apreender o referido aparelho de som no Cartório do 11º BPM, foi confeccionado o Termo de Compromisso de Fiel Depositário. Posteriormente, o aparelho foi entregue ao proprietário na mesma condição que foi encaminhado.