Polícia Militar apreende carga irregular de mercadorias do Paraguai em Barbosa Ferraz

Em uma operação realizada nesta quarta-feira (8), em Barbosa Ferraz, a Polícia Militar (PM) apreendeu diversos produtos importados ilegalmente do Paraguai. O fato foi registrado após uma denúncia anônima informando que um transbordo de mercadoria estava ocorrendo no distrito de Tereza Breda, na área rural do município.

Segundo as informações recebidas pela equipe, dois suspeitos estavam transferindo a carga de um veículo para outro antes de seguirem em direção à cidade pela rodovia PR-462. A guarnição, com apoio de uma viatura que estava próximo ao ponto informado, se deslocou para a rodovia, onde visualizou um dos automóveis descritos.

Após um breve acompanhamento, o veículo foi abordado em uma avenida na cidade, conduzido por um homem de 34 anos. Durante a revista pessoal, nenhum ilícito foi encontrado. Porém, no interior do veículo, foram localizadas 243 unidades de molinete para pesca, 21 varas telescópicas de pesca, cinco aparelhos Alexa, 17 equipamentos switch, 130 carretéis de linha para pesca e 21 cabos de fibra óptica SM. O valor estimado da carga apreendida foi de R$ 7 mil, sem nota fiscal, o que configura o crime de descaminho.

O condutor admitiu que comprou os produtos na Cidade de Leste, no Paraguai, e que os levaria para Mandaguari, com a intenção de comercializá-los. A mercadoria foi, então, apreendida e encaminhada à Receita Federal de Maringá. O noticiado e o veículo, que estava regular, foram liberados no local, e o caso foi registrado como crime de descaminho, conforme o Artigo 334 da Lei nº 13.008/2014.