Polícia Militar dá dicas de segurança para quem vai viajar e deixará a casa sozinha
A temporada de férias não é só motivo de festa, mas também de preocupação, principalmente para quem vai viajar deixando a casa sozinha, prática bastante comum neste período, que muitas vezes se torna um ‘prato cheio’ a criminosos que se aproveitam para cometer furtos a residências.
Para prevenir a ação de criminosos e que moradores possam viajar e curtir o passeio mais tranquilos sem surpresas desagradáveis no retorno é necessário tomar algumas medidas de segurança. A Polícia Militar (PM), além do trabalho rotineiro já feito diariamente em Campo Mourão e nos municípios da região, alerta também a população que algumas atitudes podem fazer a diferença na segurança da família e da residência.
As orientações visam reduzir as possibilidades de ações criminosas. O 2º tenente Leniel, do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Campo Mourão, diz que ao viajar é importante deixar alguém de confiança, como um parente ou um vizinho, avisado e que possa ir ao imóvel regularmente para verificar se está tudo certo e, em caso de eventuais emergências, poderá comunicar a família de imediato e, principalmente, acionar a PM.
Recomenda, também, que objetos de valor, como joias e dinheiro, sejam guardados em locais seguros ou menos visados da casa. Ferramentas e outros objetos que possam ser usados por invasores e facilitar o arrombamento de portas e janelas devem ser guardados no interior da residência ou em depósito específico.
Alguns hábitos que chamam a atenção de criminosos também devem ser evitados, de acordo com o tenente. “A pessoa deve evitar comentários sobre viagens em redes sociais ou qualquer outra prática que possa expor que a residência vai ficar sozinha. Isso atrai pessoas mal-intencionadas”, explica. Ainda, caso o morador tenha telefone fixo ou campainha, a orientação é que ambos sejam desligados ao sair de viagem, pois são dispositivos que podem ser utilizados para sondar ou identificar se há alguém na casa.
O tenente destaca também sobre a importância dos dispositivos de segurança. Ele explica que é preciso checar tudo com antecedência e também fazer uma conferência na hora do deslocamento. “Antes de sair de casa, a família deve testar todas as trancas das portas e janelas, verificar se estão fechadas”, frisa. Já para quem possui sistemas de alarmes ou câmeras de monitoramento, é preciso confirmar se estão funcionando corretamente, pois eles dificultam invasões ou arrombamentos e facilitam a identificação de criminosos. O oficial comenta que estes dispositivos podem fazer diferença na prevenção a ação de criminosos, principalmente se permitem avisos de alerta em tempo real.
“Outra situação diz respeito aos cães de guarda. São medidas também eficazes. Esses animais impedem possíveis invasores, inibindo a prática delituosa. É claro que alguém deve ficar responsável pelos cuidados desses animais até o retorno do proprietário”, lembra, ao destacar que portas também devem ser reforçadas, e janelas possuírem grades de ferro para dificultar a ação de bandidos.
Leniel indica, também, cuidados que parecem irrelevantes, mas que ajudam a manter a discrição do imóvel. Segundo ele, a pessoa de confiança, que vai cuidar da casa durante o período de ausência, deve ir ao local, sempre que possível, para esvaziar a caixa de correios, por exemplo, pois o acúmulo de correspondências indica a ausência de pessoas. As luzes também devem ser apagadas durante o dia para que não chamem a atenção.
190
Conforme o tenente, todavia a Polícia Militar está à disposição da população. Caso haja emergências, a PM pode ser acionada por meio do telefone 190 e também pelo aplicativo 190 PR. “A Polícia Militar está à disposição da população 24 horas por dia, cumprindo seu papel de policiamento preventivo. Mas pedimos esta pequena colaboração do cidadão com atitudes básicas do dia a dia e que fazem a diferença, principalmente em períodos de viagens, principalmente nos finais de ano”, alerta.
Dicas
1) Tome cuidado com as árvores no quintal. Manter a poda em dia é importante para que a árvore não atrapalhe sua visão e sirva de esconderijo para bandido;
2) Reveja o reforço de portas e janelas. Segundo o tenente Leniel, muita gente tem a casa invadida por deixar esses itens sem trancar por falta de atenção;
3) Os criminosos aproveitam as oportunidades. Por isso, é preciso estar atento na hora de entrar e sair de casa. Verificar se há algum desconhecido ou veículo parado em atitude suspeita. Caso positivo, dê uma volta na quadra e ligue para alguém de casa. Não entre em sua residência sentindo-se inseguro;
4) Não deixe a luz acesa. A luz acesa em momentos incomuns do dia vai denunciar que não tem ninguém em casa. Se puder, instale luzes com sensor de movimento do lado de fora da casa;
5) É importante conhecer os vizinhos. Como explica o tenente da PM, a vizinhança deve se ajudar e, nesse sentido, grupos de WhatsApp ajudam bastante. Se você tiver um vizinho de confiança, peça para que ele recolha correspondência e jornais para que não acumulem — o que expõe que a casa está vazia;
6) Quando for colocar as malas no carro, coloque o veículo de ré para que a ação seja feita de maneira mais discreta, sem que muitas pessoas vejam que você está indo viajar.