TJ mantém condenação de 26 denunciados por organização criminosa em Goioerê

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), manteve a condenação de 26 pessoas denunciadas pelo crime de organização criminosa. A investigação teve início em Goioerê, pelo Ministério Público, que culminou com a Operação Quimera, que apontou a atuação do grupo criminoso a partir de presídios.

O acórdão foi publicado pelo Tribunal de Justiça nessa segunda-feira (21), e confirmou a condenação anterior, obtida em primeiro grau, negando recurso apresentado pelos réus. As penas dos condenados variaram de 4 anos e 6 meses de reclusão a 5 anos e 10 meses.

As investigações do caso tiveram início em agosto de 2022, com a apreensão de celulares e anotações em um estabelecimento comercial de Goioerê onde havia tráfico de drogas – a apreensão foi realizada em conjunto pela 1ª Promotoria de Justiça da comarca e pelo 7º Batalhão da Polícia Militar, de Cruzeiro do Oeste.

Durante as diligências, foram identificados diversos integrantes da facção, que tiveram a prisão preventiva decretada pela justiça. No curso das investigações, foram cumpridos diversos mandados de prisão e apreendidas drogas, armas de fogo, aparelhos celulares e anotações relacionadas às atividades da organização criminosa.

As apurações também contaram com informações obtidas na Operação Sicário, deflagrada pelo Ministério Público e pela Polícia Militar do Paraná em julho de 2019, com foco na mesma organização criminosa e que já gerou cerca de 30 denúncias criminais.