Vândalos destroem monumento no centro de Engenheiro Beltrão
Um ato criminoso registrado na área central da cidade de Engenheiro Beltrão deixou moradores revoltados com a situação. Bandidos destruíram o monumento “O Aprendiz”, obra de arte em homenagem da Loja Maçônica Marechal Deodoro, ao “Homem e a Mulher que Trabalham”. A estátua é uma criação do artista e escultor paranaense, Zanzal Mattar.
O advogado Dr. Rui Ghellere, membro da Maçonaria, lamentou o ocorrido. Ele destacou que a obra era um cartão postal da cidade, apreciado por quem passava por Engenheiro Beltrão e que embelezava a cidade.
“Isso deprecia nossa cidade, pois as pessoas que chegarem a Engenheiro Beltrão vão perceber que ficou uma lacuna no local. Sem falar que era uma obra do grande escultor paranaense, Zanzal Mattar, responsável pela pintura interna da Catedral de Maringá e de tantas outras esculturas no Paraná”, disse o advogado em entrevista ao jornal “Enfoque Regional”.
Ghellere diz que é a segunda vez que vandalizam obras no local. ”A primeira, instalada há cerca de 20 anos já foi depredada e substituída por essa outra que também destruíram. Para quem fez isso, só nos resta o desprezo, uma pessoa sem cultura, sem conhecimento e que agiu com extremo desrespeito contra uma instituição que trabalha em silêncio para o bem de todos”, desabafou.
Frequentemente vândalos têm agido criminalmente contra o patrimônio público em Engenheiro Beltrão. Além de monumentos como este, repartições públicas como postos de saúde, escolas, bibliotecas, têm sido alvos dos criminosos gerando prejuízo ao erário e transtornos à população. Um boletim de ocorrência foi registrado sobre este último fato. A Polícia Civil investiga o caso para tentar identificar e prender o autor.