Alexandre Curi confirma o Projeto Assembleia Itinerante em junho, em Campo Mourão
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Alexandre Curi (PSD), confirmou nesta quinta-feira (27), em entrevista à TRIBUNA, que o projeto Assembleia Itinerante, da ALEP, terá uma sessão especial em Campo Mourão no dia 5 de junho durante todo o dia. O local ainda será definido. A vinda do projeto à cidade, disse Curi, é um pedido do prefeito Douglas Fabrício (Cidadania). O parlamentar esteve em Campo Mourão, onde participou da abertura de um curso de capacitação a gestores municipais de 57 municípios do Paraná.
Durante a sessão, o presidente da Assembleia e demais deputados estaduais receberão entidades de diversos setores, além de membros da sociedade civil organizada, para acolher demandas e reivindicações. Além da participação dos deputados estaduais, são esperados representantes do governo do estado, prefeitos da Comcam, vereadores e lideranças políticas no evento.
“A proposta é levar ao conhecimento da população os trabalhos da Assembleia. Será também a oportunidade para os representantes dos municípios, entidades e comunidade em geral apresentarem demandas da região, cuja contribuição pode viabilizar a apresentação de projetos. É uma forma também de os deputados conhecerem a realidade de outros municípios”, afirmou Curi.
Esta será a primeira vez na história de Campo Mourão que a cidade receberá o projeto. “Vamos ouvir as principais demandas da região, prestar homenagens e ouvir nossa população”, ressaltou o presidente da ALEP. Curi afirmou ainda que o principal objetivo do projeto de interiorização é aproximar o Legislativo da população e que a iniciativa já dá resultados concretos. “Já recebemos mais de cinco mil reivindicações, todas elas analisadas, catalogadas e respondidas para a população do Paraná”, informou.
Expectativa
Alexandre Curi comentou também sobre os trabalhos de sua gestão como presidente da Casa de Leis do Paraná para o biênio 2025-2027. O parlamentar afirmou que fará uma gestão voltada à inovação, sustentabilidade e transparência. Segundo o deputado, a Assembleia do Paraná é a única do Brasil que devolve mais de 40% do seu orçamento ao governo do estado.
Ainda conforme o parlamentar, a ALEP saltou da sétima para a quarta Assembleia mais transparente do Brasil. “Conseguimos o Selo Diamante em transparência. Estamos avançando e muito para fazer este ano a maior devolução de recursos da história da Assembleia para o governo do estado, que será meio bilhão de reais (R$ 500 milhões) devolvidos para que o governo aplique 100% destes recursos nos municípios do Paraná”, destacou, ao acrescentar que nessa quarta-feira (26), a Assembleia assinou também um convênio com o Google para trazer inovação para o Legislativo.