Alexandre Curi diz estar pronto à disputa ao governo, mas que escolha de nome cabe ao PSD
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi, é um dos nomes cotados para o Palácio Iguaçu em 2026, em uma lista que tem o atual secretário das Cidades do Paraná, Guto Silva; o vice-governador Darci Piana (PSD); e até o ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD).
Curi diz estar pronto para a disputa ao Palácio do Iguaçu caso o seu partido, o PSD, grupo do governador Ratinho Junior, indique seu nome para a disputa. No entanto, diz que caberá ao partido a decisão pela escolha do nome mais viável. Enquanto isso, Ratinho Junior caminha para o fim do segundo mandato e não pode tentar a reeleição ao cargo em 2026. Deve disputar uma vaga no Senado Federal ou mesmo à Presidência da República, dependendo do apoio que tiver nacionalmente.
“O meu partido é o maior do Paraná e tem como presidente a maior liderança política do Estado, que é o governador Ratinho Júnior, que não tenho dúvida nenhuma, terá um grande protagonismo nas eleições de 2026. O governador terá uma ampla aprovação”, comentou o parlamentar.
O deputado comentou que o PSD deverá ter sim candidato ao governo do Estado e tem grandes nomes dentro do partido. “Eu me incluo entre estes nomes e, se meu partido entender que o meu nome é o mais viável e está pronto para disputar o governo do estado, eu estou pronto (para a disputa)”, afirmou Curi, em entrevista à TRIBUNA, durante passagem por Campo Mourão na última semana.
Como vantagem para uma possível candidatura ao governo, o parlamentar destacou sua experiência política ao se classificar como um deputado municipalista, que conhece o Paraná inteiro. “Tenho experiência de seis mandatos, sou presidente da Assembleia e temos uma relação de respeito com o governo do estado e com o povo do Paraná”, comentou.
Contudo, Curi reforçou que deve respeitar as decisões internas do PSD referente à escolha do candidato do grupo para a disputa. “Se essa decisão for tomada, estou preparado”, ressaltou. Ele afirmou que ainda é cedo para uma decisão neste sentido e que no momento tem o “grande desafio” de presidir e administrar o Poder Legislativo estadual.
“Quero agradecer pela receptividade do povo paranaense. Tenho visitado todas as regiões do Estado. Este ano de 2025 será um ano muito promissor para o Paraná. O Estado está vivendo o melhor momento de sua história”, acrescentou o deputado.