‘Darei o meu melhor à frente da Agepar’, diz Rubens Bueno

Nomeado como diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), pelo governador Ratinho Junior, na quinta-feira (5), o ex-prefeito de Campo Mourão e ex-deputado federal, Rubens Bueno, afirmou que ‘dará o seu melhor’ à frente da Agepar. Antes da nomeação, ele foi aprovado em sabatina da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, na segunda-feira (2).

“Estou lisonjeado pelo convite do governador e darei o meu melhor à frente da Agepar”, ressaltou o ex-deputado. Bueno substitui Reinhold Stephanes, cujo mandato teve início em outubro de 2020 e se encerrou em outubro de 2024.

Ele comentou que ainda não foi definido se a posse será simples na Agepar ou no gabinete do Governador do Paraná. O novo presidente da Agência falou que a informação que tem é a de que a posse deverá ter caráter público. Ele ressaltou também que ainda não fez contato interno com os servidores do órgão para a para organização dos trabalhos.

Bueno destacou que a Agência Reguladora desempenha um importante papel no Estado. “A Agepar tem um papel específico que é buscar o equilíbrio entre aquilo que se propõe e vai cobrar. E sabendo que este equilíbrio é para fazer manutenção, os serviços que o setor público deixou de fazer porque não só gastava muito e não tinha controle, agora sim com a Agepar vamos ter esta condição de trabalhar”, afirmou, ao ressaltar que tudo aquilos que é concedido pelo Estado cabe a Agepar regular e fiscalizar. “Este é o papel da Agepar, como acontece nas grandes e civilizadas democracias do mundo”, emendou.

O novo presidente da Agepar observou também que o órgão é um projeto que mudou a realidade do Paraná do ponto de vista das relações do Estado com a sociedade, desde a época das concessões de rodovias do Anel de Integração. “Então, é um prazer muito grande atender esta demanda, aceitando o convite do governador e substituindo o ex-ministro Reinhold Stephanes, com quem convivi na Câmara Federal e que é uma figura que merece todo o nosso respeito”, complementou Bueno.

Conselho Diretor

Rubens Bueno também irá presidir o Conselho Diretor da Agência, órgão deliberativo responsável pelas determinações da entidade em relação aos serviços públicos regulados. Neste ano, a Agepar foi apontada como a melhor agência reguladora estadual do Brasil, segundo estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgado em outubro deste ano. Em 2023, a Agência também recebeu o Selo Ouro de Boas Práticas Regulatórias do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Natural de Sertanópolis, o advogado e ex-deputado federal foi eleito dez vezes como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Ele tem longa trajetória política em diversos cargos públicos: diretor administrativo da Itaipu Binacional, secretário de Estado de Justiça, Trabalho e Ação Social (1987/90), deputado estadual por dois mandatos (1983/87 e 1987/91), prefeito de Campo Mourão (1993/97) e deputado federal por cinco vezes (1991/92, 1999/2003, 2011/15, 2015/19 e 2019/23).

Com pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho no Instituto de Direito Público de Brasília e Master em Gestão e Empreendedorismo pela European School of Economics em Roma na Itália, Bueno ainda formou-se, em 2024, no Curso de Liderança Executiva da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.