Lula assina ordem de serviço para conclusão da Boiadeira no Noroeste do Paraná

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) participou nesta quinta-feira (15), em São José dos Pinhais, da assinatura da ordem de serviço pelo presidente Lula (PT) e pelo ministro Renan Filho (Transportes) para a pavimentação do último trecho de 39 quilômetros da Estrada Boiadeira entre a Serra dos Dourados até a cidade de Cruzeiro do Oeste,no Noroeste do Paraná. “É o último trecho da Boiadeira (BR-487) que foi licitado ainda em 2015 pelo PAC 2 e não foi iniciada pelos governos anteriores por restrições orçamentárias. O presidente Lula (PT) voltou e a obra vai ser retomada”, disse Zeca Dirceu a obra avaliada em 321,2 milhões e que será executada pelo Consórcio Castilho/STE.

Ainda no Paraná pela manhã, Lula participou da retomada das atividades da Fafen (fábrica de fertilizantes) em Araucária, o que vai demandar R$ 900 milhões em investimentos pela Petrobras. Na mesma cidade, ao lado da Fafen, o presidente anunciou R$ 2,3 bilhões para ampliação da Repar (Refinaria Getúlio Vargas), excluída da lista das privatizações pela petroleira brasileira.

“O Paraná é um estado privilegiado pelo presidente Lula. É o quinto do país a receber maior volume de recursos do PAC, são mais de R$ 103 bilhões, além da retomada das obras paralisadas na educação e saúde, de novas obras na UTFPR e novos câmpus do IFPR e agora com a retomada da Fafen-PR e de novos investimentos na Repar e a conclusão da Boiadeira, o que criar mais de 30 mil empregos”, disse Zeca Dirceu.

O ministro Renan Filho disse que em 2022, o governo anterior aplicou R$ 200 milhões em toda malha rodoviária paranaense. Em 2023, o presidente Lula ampliou esses recursos em R$ 550 milhões. “Nesse ano, vamos aplicar mais de R$ 500 milhões novamente. E já entregamos a duplicação da BR-163, de Toledo até Marechal Cândido Rondon, concluímos, com recursos da Itaipu Binacional, o contorno oeste da cidade de Cascavel e estamos finalizando os acessos da segunda ponte em Foz do Iguaçu e a duplicação da Rodovia das Cataratas, que já tem 30% dos serviços executados, e será entregue em 2025”.

Federalizada

A conclusão da Boiadeira, segundo o deputado, foi possível depois que o ministro Renan Filho publicou portaria no Diário Oficial da União que federaliza trechos de 62,8 quilômetros coincidentes com trechos das rodovias estaduais PR-082 e PR-682. Dos 658 quilômetros da rodovia, 528 quilômetros estão em território paranaense e cruzam as regiões noroeste e central.

A portaria,além da pavimentação deste último trecho, vai permitir ainda que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes seja responsável pela manutenção de toda extensão da rodovia no estado. “Desde 2019, os serviços de manutenção (conservação e recuperação) e de pavimentação da Boiadeira foram executados através de convênio firmado entre o DNIT, DER/PR, e a Itaipu Binacional”, observou o deputado.

Os trechos federalizados incluem 11,5 quilômetros do acesso Porto Camargo e ao acesso oeste de Icaraíma (coincidente com a PR-082), 14,8 quilômetros entre a PR-082 (para Ivaté) e acesso norte de Santa Eliza (PR-682), 6,4 quilômetros do acesso sul Serra dos Dourados e o entroncamento da PR-682 (acesso norte Serra dos Dourados), 18,5 quilômetros do entroncamento da PR-682 (acesso sul Serra dos Dourados) e o entroncamento da PR-482 para Umuarama o (PR-682) e 11,6 quilômetros entre o entroncamento da PR-482 para Umuarama e o entroncamento da PR-323 para Cruzeiro do Oeste (PR-682).

“Aguardada por décadas, a pavimentação completa é uma das obras rodoviárias mais importantes do Paraná pela conexão com o Mato Grosso do Sul e países vizinhos, o que vai facilitar, agilizar e baratear a ligação com mercados produtores e consumidores”, disse Zeca Dirceu.