Retalhar demais a reforma é caminho certo para o fracasso, alerta Bueno
O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) alertou nesta terça-feira (4) que um excesso de cortes no texto da reforma da Previdência será prejudicial ao país. Ele é contrário, por exemplo, a retirada de estados e municípios da Proposta de Emenda à Constituição que está tramitando na Câmara.
Retalhar demais a reforma é caminho certo para o fracasso. Se começarmos a retirar estados, municípios e darmos tratamento especial para um número excessivo de categorias a reforma não se completa nunca. Ela tem que ser para todos e principalmente para os que ganham mais e se aposentam cedo, defendeu.
Por pressão de alguns estados, a comissão especial que analisa a matéria já vem estudando um mecanismo para incluir na reforma apenas os estados mais endividados e com o maior número de idosos.
Não creio que esse seja o caminho. O ideal é aprovarmos uma regra geral. Se isso não for feito, dentro de poucos anos seremos obrigados a discutir novamente uma outra reforma. Sem contar que a inclusão de somente alguns estados pode gerar futuras contestações, disse Rubens Bueno.