Rubens Bueno é aprovado em sabatina e tem ‘sinal verde’ da Alep para assumir Agepar

O ex-prefeito de Campo Mourão e ex-deputado federal, Rubens Bueno foi aprovado na sabatina da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) esta semana, um dos requisitos para que possa assumir como diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). O ex-parlamentar teve o nome indicado ao cargo na semana passada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

Bueno foi sabatinado pelos deputados que integram a Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa na segunda-feira (2). Após esta fase, que é formalidade do processo, ele agora aguarda a nomeação no Diário Oficial do Estado, que deve ser publicada nesta semana.

O deputado estadual, Tercilio Turini (MDB), que participou da sabatina, se manifestou em suas redes sociais elogiando a indicação de Bueno.

Rubens Bueno é um nome de grande destaque, com uma trajetória política sólida e marcada pelo compromisso com a transparência, ética e o bem-estar da população. A presença de alguém com tanto preparo e dedicação à frente de uma agência tão estratégica para nosso Estado é motivo de confiança para todos nós. Desejo sucesso e reforço meu apoio ao trabalho que vem pela frente”, destacou o parlamentar.

À TRIBUNA o ex-deputado informou que ficou feliz pela indicação de Ratinho e pela aprovação da Assembleia Legislativa do Paraná. “Foi um momento bastante interessante em que lembramos da nossa história. O deputado Douglas também acompanhou”, resumiu Bueno.

Ratinho encaminhou o ofício indicando Bueno para a Assembleia Legislativa na segunda-feira (25), formalizando sua indicação para o mandato de quatro anos como diretor-presidente da Agepar. O ex-deputado irá substituir Reinhold Stephanes, cujo mandato teve início em outubro de 2020 e se encerrou em outubro de 2024.

Bueno também irá presidir o Conselho Diretor da Agência, órgão deliberativo responsável pelas determinações da entidade em relação aos serviços públicos regulados. Atualmente, as diretorias são ocupadas por Marcelo Luiz Curado (Diretoria Administrativa Financeira), Rejane Maria Schirr Scolari (Diretoria de Regulação Econômica), Antenor Demeterco Neto (Diretoria de Fiscalização e Qualidade dos Serviços) e Alex Sandro Noel Nunes (Diretoria de Normas e Regulamentação).

Rubens Bueno

Natural de Sertanópolis, o advogado e ex-deputado federal foi eleito dez vezes como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Ele tem longa trajetória política em diversos cargos públicos: diretor administrativo da Itaipu Binacional, secretário de Estado de Justiça, Trabalho e Ação Social (1987/90), deputado estadual por dois mandatos (1983/87 e 1987/91), prefeito de Campo Mourão (1993/97) e deputado federal por cinco vezes (1991/92, 1999/2003, 2011/15, 2015/19 e 2019/23).

Com pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho no Instituto de Direito Público de Brasília e Master em Gestão e Empreendedorismo pela European School of Economics em Roma na Itália, Bueno ainda formou-se, em 2024, no Curso de Liderança Executiva da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Agepar

A Agepar foi criada pela Lei Complementar nº 94, de 23 de julho de 2002, e implantada em 21 de novembro de 2012, com a incumbência de exercer a regulação e fiscalização dos serviços regulados, como transporte rodoviário coletivo intermunicipal de passageiros e das travessias marítimas, fluviais e lacustres; ferrovias; terminais de transportes rodoviários, ferroviários, aeroviários, marítimos e fluviais; gás canalizado; limpeza urbana; água potável; esgotamento sanitário; entre outros.