3 cidades da região estão entre as 10 do PR com maior incidência de óbitos por Covid-19

Proporcionalmente, os municípios de Janiópolis, Quinta do Sol e Araruna (por ordem de colocação), estão entre as 10 cidades do Paraná com maior incidência de óbitos por coronavírus (Covid-19). Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e estão disponíveis no Portal da Transparência do Estado.

Na região, a cidade que lidera o número de mortes pela doença em sua proporcionalidade de habitantes é Janiópolis, com um coeficiente de 74 óbitos por 100 mil habitantes. Com 5.245 habitantes (conforme estimativa do IBGE em 2019), o município tem 5 mortes por Covid-19. A cidade só perde para Itambé, com 147 óbitos por 100 mil habitantes e Foz do Jordão com 84/100 mil. 

“Temos acompanhado estes números e a situação nos preocupa muito. Temos trabalhado incansavelmente para conscientizar a população e baixar estes índices, mas está difícil, muita gente não contribui”, falou em entrevista à TRIBUNA o prefeito da cidade, Ismael Dezanoski (PSD). 

Ele citou que a prefeitura adotou medidas restritivas bastante rígidas, mas nem isso está adiantando. Aos domingos, por exemplo, qualquer atividade comercial está proibida em Janiópolis. E de segunda a sábado, lanchonetes, bares, restaurantes e similares, podem funcionar somente até às 20 horas. Após este horário somente no sistema delivery. “Temos fiscalizado muito e enfrentando com rigidez esta situação”, ressaltou. 

Ele destacou que na medida do possível a Polícia Militar auxilia nas fiscalizações. No entanto, a dificuldade é a falta de efetivo, já que a PM atende também a cidade de Farol. “Já fizemos reunião com o comando e encaminhamos ofício a Curitiba pedindo mais efetivo”, disse, ao comentar que em alguns casos os fiscais até temem as abordagens, principalmente em bares, onde há consumo de bebida alcoólica. “Voltamos a pedir à população que evite aglomeração e faça o uso de máscara de precisa sair de casa”, frisou. A cidade tem 50 casos confirmados de coronavírus, 42 recuperados, e ainda 19 casos suspeitos.

Quinta do Sol e Araruna 

As cidades de Quinta do Sol e Araruna também estão na liderança estadual quando o assunto é incidência de mortes por coronavírus. Vale ressaltar que os dados são contabilizados proporcionalmente, ou seja, por número de habitantes. 

No Paraná, Quinta do Sol é a 5º em mortes. A cidade tem 3 óbitos pela infecção. Seu coeficiente é de 68 mortes por 100 mil habitantes. Conforme estimativa do IBGE em 2019, o município tem uma população de 4.573 moradores. São 91 casos confirmados da doença. À frente da cidade, aparece com maior coeficiente Santa Mariana: 68 mortes por 100 mil habitantes.

Já Araruna, com 13.970 moradores, é a 10ª do Estado em número de mortes por Covid-19. A cidade contabiliza 7 óbitos pela doença. O coeficiente do município é 50 mortes por cada 100 mil habitantes. A última vítima fatal pela doença na cidade foi uma mulher de 33 anos, na quarta-feira (12). Ela estava internada na UTI-Covid do Hospital Santa Casa de Campo Mourão.    Além da mulher, o marido e a filha de 11 anos também estão infectados com o vírus. 

Na ocasião, o prefeito da cidade, Leandro César Oliveira (Cidadania) lamentou a morte e reforçou orientação à população que evite aglomerações e se proteja usando máscara ao sair de casa. O prefeito lamenta que mesmo diante da gravidade da doença, muitos moradores ainda continuam sem seguir as recomendações da Saúde em relação a prevenção ao vírus. 

“A gente chegou a um ponto em que todo mundo sabe o que tem que ser feito, mas muita gente não faz. E não temos poder sobre as pessoas. Temos que oferecer estrutura e ajudar quem quer ser ajudado. E isso estamos fazendo”, ressaltou.  Segundo ele, muitas pessoas continuam ainda com festinhas de finais de semana, reuniões familiares e churrascos, o que vem contribuindo para disseminação do vírus.