3ª Caminhada na Natureza em Juranda reúne mais de 400 pessoas
A 3° Caminhada na Natureza Paraná, circuito Sanga Funda, em Juranda, realizada nesse domingo (25), reuniu mais de 400 pessoas, incluindo caminhantes, lideranças, profissionais liberais, entre outros, com abrangência de 17 municípios do estado do Paraná. A partir das 7 horas, os participantes acessaram um café colonial, servido na Comunidade Sanga Funda, por empreendedoras do município.
Participaram da abertura do evento e recepção dos caminhantes a prefeita municipal, Leila Miotto Amadei, secretários municipais e o responsável local do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), Antônio Pereira de Souza. Na sequência, foi realizado o alongamento/aquecimento com orientação de um profissional de Educação Física.
O percurso da caminhada foi conduzido por um guia, em um trajeto de 12 quilômetros. Os caminhantes puderam apreciar as belezas naturais do local, passando por trilhas na mata nativa e mata ciliar dos rios Sununu e Sanga Funda, com suas cachoeiras, propriedades rurais, atividades econômicas e agropecuárias.
O percurso contou com quatro pontos de apoio, tendo à disposição água, doces e frutas. Oito radiocomunicadores também estavam disponíveis para total segurança dos participantes, assim como equipe médica com ambulância no local do evento.
Após finalizado o trajeto, foi servido almoço típico colonial aos participantes, coordenado pela Capela São José do Distrito de Rio Verde. Durante o evento, também estavam presentes empreendedores municipais, com comercialização em barracas de artesanatos, alimentos da agricultura familiar, plantas, como orquídeas, suculentas e cactus, gerando renda e emprego aos pequenos produtores rurais municipais.
As Caminhadas na Natureza visam estimular e promover o desenvolvimento territorial sustentável, agregando valor e renda, melhoria da qualidade de vida dos caminhantes e integração do público urbano com o rural.