62 anos: Mamborê define show adiado de Munhoz e Mariano para dia 8 de outubro

A prefeitura de Mamborê divulgou nova data para realização dos shows da dupla de renome nacional, Munhoz e Mariano e Banda Metrópole. Será no dia próximo dia 8 de outubro. Os shows eram para ter sido realizados no dia 9 de setembro em alusão aos 62 anos de emancipação político-administrativa da cidade, mas devido a um temporal que atingiu o município foi adiado.

A programação terá início às 21h30, no Parque de Exposições Governador José Richa. A entrada aos shows é franca. No local haverá barracas de comidas e doces. “Toda região está convidada”, disse o prefeito Ricardo Radomski (PSD). A expectativa é que o show reúna um grande público. Há dois anos o município não tinha festa oficial por conta da pandemia da Covid-19.

Dentro da programação de aniversário, o município realizou também a sua tradicional Cavalgada da Independência no último dia 7. O evento reuniu centenas de cavaleiros e amazonas de várias regiões do Paraná em um trajeto de 16 quilômetros.

A cidade comemorou aniversário no dia 10 deste mês. De acordo com estimativas do IBGE (2020), Mamborê tem atualmente cerca de 13.014 habitantes. Conforme registros históricos, os primeiros habitantes começaram a chegar na região de Mamborê ainda nos anos 20, atraídos pelas estradas abertas por paraguaios em função da presença de erva-mate que era caracterizada na região. O processo de demarcação de vias e lotes foi executado pelo agrimensor Polon Radeck, contratado pelo Governo do Estado.

A cidade foi desmembrada de Campo Mourão. A agropecuária e as terras férteis em grande extensão, com um relevo privilegiado, fizeram de Mamborê um forte município a nível regional. A denominação do município foi originada da língua Guarani, “Haamam-Amburê”, que significa lugar distante e reunião de pessoas, simplificado para “Mamburê” e definitivamente Mamborê, em ocasião da publicação da criação do município no Diário Oficial.

O primeiro prefeito foi Nelson Chiminácio, homenageado com a denominação do paço municipal. A padroeira é Imaculada Conceição, celebrada no dia 8 de dezembro. Este é o quarto mandato de Radomski como prefeito do município.