Ação ecológica realizada na Trilha Caminhos de Peabiru
Um grupo formado por 19 pessoas dos Guardiões da Trilha da Família Caminhos de Peabiru realizaram neste domingo (22) uma ação ecológica. Eles plantaram 25 mudas de árvores frutíferas já formadas e recolheram sacos de lixo da margem do Ribeirão Lagoa, que fica a cerca de três quilômetros da sede do município.
“Essa ação ecológica marcou o retorno das atividades do grupo após um ano e meio de pandemia”, explicou o historiador Arleto Rocha. Ele lembra que o retorno do público às trilhas vai depender do controle da nova variante do vírus Covid. O Ribeirão Lagoa é onde acontecem as trilhas organizadas pelo grupo pelos Caminhos de Peabiru.
Já o projeto Caminhos de Peabiru, coordenado por Arleto, será modelo para um programa de incentivo ao turismo e à cultura em processo de implantação pelo governo do Estado do Paraná. Pelo projeto, o município de Peabiru já foi premiado duas vezes com o Troféu Gestor Público Paraná, uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado em parceria com a Assembleia Legislativa
Arleto lembra que os Caminhos do Peabiru são antigas trilhas com cerca de três mil quilômetros de extensão e oito palmas de largura, utilizados pelos povos nativos e indígenas americanos, que passa por quatro países da América Latina (Brasil, Paraguai, Bolívia e Peru) e por três Estados Brasileiros, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.