Animal em pista provoca grave acidente e deixa feridos em Mamborê
Um gravíssimo acidente foi registrado na noite deste domingo (23), na rodovia BR-369, próximo ao trevo de acesso à cidade de Mamborê. Uma mula na pista provocou o ocorrido, deixando ao menos três pessoas feridas. O animal morreu na hora com a força do impacto.
A colisão aconteceu por volta das 21h30. Ao atravessar a pista, a mula foi atropelada por um automóvel que seguia sentido Campo Mourão a Cascavel. Após a batida, descontrolado, o veículo atingiu outro carro, que seguia no sentido contrário da via, ficando ambos bastante danificados. Os dois automóveis envolvidos na colisão são um GM Cruze e um SUV Mitsubishi.
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Mamborê prestaram os primeiros socorros às vítimas até a chegada do Samu e Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar de Mamborê também prestou apoio no controle do tráfego no local. O proprietário do animal não foi encontrado.
Responsabilização
Atualmente, há algumas linhas de entendimento quando o assunto é responsabilização por danos causados por acidentes envolvendo animais soltos em pistas.
O Código Brasileiro de Trânsito, sugere, por exemplo, que quando o animal é de particular, a responsabilidade civil é do proprietário do bicho. “O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior”, diz.
No entanto, há jurisprudências, que é dever do Estado manter a conservação, sinalização e fiscalização das rodovias. Sendo assim, acidentes causados pela não observância destas obrigações geram indenização à vítima pelo Estado. Em todo caso, a melhor opção é sempre redobrar os cuidados para evitar este inconveniente.
Cuidados ao encontrar animais na pista
* Reduza a velocidade;
* Não buzine para não assustar o animal;
* Não pisque os faróis ou jogue luz sobre o animal;
* Feche os vidros do veículo ao passar perto de animais de grande porte;
* Se for necessário ultrapassar, siga por trás dos bichos;
* Depois de ultrapassar, sinalize para os motoristas que vêm em direção oposta sobre o perigo, piscando os faróis. Piscar três vezes o farol e posicionar a mão para baixo com quatro dedos abertos indica a presença de animais na pista.