Apicultura é opção de fonte de renda a produtores rurais de Barbosa Ferraz

Produtores rurais de Barbosa Ferraz estão cada vez mais diversificando as atividades no campo para aumentar a geração de renda. Na cidade, um dos segmentos em ascensão é a apicultura (produção de mel).

Segundo a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Barbosa Ferraz, o município possui cerca de 30 apicultores, que juntos produzem 27 toneladas de mel ao ano e movimentam mais de R$ 290 mil por safra. Atualmente, o produto é vendido para a indústria a R$ 15,00 o quilo.

Para organizar o setor, o município fará a construção de uma associação de apicultores e da Casa do Mel, com equipamentos industriais novos adquiridos pela administração municipal.

Conforme o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR), a criação de abelhas é uma atividade lucrativa. Sua exploração comercial está ligada a produção de mel, pólen, geleia real e própolis. A atividade não exige dedicação exclusiva permitindo ao apicultor desenvolver outras ações na propriedade. Além disso, não exige grandes áreas para sua exploração e não polui nem destrói o meio ambiente, podendo ser praticada pelo pequeno produtor rural.

Para o extensionista do IDR-Paraná de Barbosa Ferraz, Marcos Brito, a apicultura representa uma possibilidade real de negócios e de inclusão social buscando diversificar atividades. “Gerar renda, mesmo para quem dispõem de poucos recursos, além disso as abelhas polinizam várias espécies de plantas, pois além de produzirem alimentos ricos em nutrientes a exemplo do mel e própolis”, destacou.

Curso

Sensível ao crescimento da atividade no município, a prefeitura da cidade fez uma parceria com o Senar, Sindicato Rural de Barbosa Ferraz e IDR-Paraná, oferecendo um curso de apicultura sobre a produção de rainhas e própolis. A capacitação, concluída recentemente, teve 40 horas/aula, buscando melhorar o desempenho da atividade apícola, agregando valor à produção.

O curso abordou desde biologia, fisiologia, manejo e divisão de colmeias, métodos mais eficientes de produção de própolis, multiplicação de enxames de modo a buscar altas produtividades de mel, além dos segredos necessários para a produção e substituição das abelhas rainhas.

O produtor Sebastião Luiz de Campos Ramos, um dos participantes do curso, destacou que o treinamento foi importante, pois com a técnica abordada irá produzir rainhas no próprio apiário. “O método (puxada natural) proporciona as condições necessárias de influenciar o comportamento produtivo da colmeia e consequentemente melhorar geneticamente suas abelhas”, observou.

O prefeito da cidade, Edenilson Miliossi e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcílio Pinto Barbosa, participaram da abertura do curso. “A capacitação é o primeiro passo a ser dado, pois queremos ser um dos grandes produtores de mel no Estado e assim atrair novos consumidores e parceiros, até mesmo internacionais. Mas isso exige investimentos e o município está pronto para apoiá-los”, falou o prefeito.